Calendário PIS 2022 é confirmado; veja datas e quem vai receber até R$ 1.212
por Régis Araújo | Abono salarial cai para 22 milhões de trabalhadores a partir de fevereiro deste ano.
Vai começar em fevereiro o pagamento do calendário do abono Pis/Pasep 2022. A Caixa Econômica Federal vai liberar a partir do dia 8 os novos pagamentos do abono salarial já conhecido dos brasileiros. Vai receber o PIS/PASEP agora quem trabalhou com carteira assinada em 2020 e recebeu até 2 salários mínimos.
Após o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) aprovar o calendário, o presidente da Caixa Pedro Guimarães e o Ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni, divulgaram o calendário oficial na segunda, 10. Serão mais de 22 milhões de trabalhadores que terão direito ao abono salarial referente ao ano-base 2020, ou seja, o benefício será pago para quem trabalhou com carteira assinada ao longo de 2020. Serão liberados R$ 19,5 bilhões aos trabalhadores.
Calendário do Pis 2022 começa em fevereiro
De acordo com o calendário proposto pelo governo, o pagamento do Pis vai iniciar no dia 8 de fevereiro para os nascidos em janeiro e seguir até 31 de março quando o dinheiro será depositado para nascidos em dezembro. Quem mora nas cidades que decretaram estado de calamidade pública em virtude das fortes chuvas nos estados de Minas Gerais e Bahia receberá o PIS/PASEP no dia 8 de fevereiro, independentemente do mês de aniversário.
Já quem é do grupo do PASEP (servidores públicos) começa a receber em 15 de fevereiro, com depósitos concluídos até 24 de março.
Há prazo para sacar o abono Pis/Pasep e ele vai até 29 de dezembro de 2022 para todos os grupos. Quem não sacar, não perderá o valor, que ficará acumulado para a próxima liberação a ser divulgada pelo governo no ano que vem.
Confira o novo calendário do Pis/Pasep em 2022 que terá depósitos de fevereiro a março de 2022 para todos os grupos. Os pagamentos seguirão o mês de nascimento do beneficiário. Veja os dois calendários:
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.