Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.

Navegação principal do site

Salários representam apenas 5,6 por cento da receita com vendas do comércio gaúcho em 2010, informa Dieese

por |
Com base nas informações da última Pesquisa Anual do Comércio do IBGE, em 2010, o Rio Grande do Sul, possuía 150 mil empresas do comércio e empregava 710 mil trabalhadores.

Com base nas informações da última Pesquisa Anual do Comércio do IBGE, em 2010, o Rio Grande do Sul possuía 150 mil empresas do comércio e empregava 710 mil trabalhadores.

Cabe destacar que o montante de salários, retiradas e outras remunerações representavam apenas 5,6% do valor da receita bruta de venda do setor, segundo a Pesquisa. Para algumas atividades, esse percentual é ainda menor. No segmento de supermercados e hipermercados, essa participação dos salários na receita alcança apenas 5,3% e no comércio por atacado, os salários representam apenas 3,3% do faturamento (Tabela1).

Esse cenário, de baixa participação da massa salarial no faturamento, pouco mudou em relação a 2009, quando as remunerações representavam 5,4%.

Notícias

Sindec dá a largada na Campanha Salarial dos comerciários

A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.

Lançamento da Campanha Salarial 2025/26 ocorre nessa quinta-feira

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.

Carregando as notícias