Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.

Navegação principal do site

Salários representam apenas 5,6 por cento da receita com vendas do comércio gaúcho em 2010, informa Dieese

por |
Com base nas informações da última Pesquisa Anual do Comércio do IBGE, em 2010, o Rio Grande do Sul, possuía 150 mil empresas do comércio e empregava 710 mil trabalhadores.

Com base nas informações da última Pesquisa Anual do Comércio do IBGE, em 2010, o Rio Grande do Sul possuía 150 mil empresas do comércio e empregava 710 mil trabalhadores.

Cabe destacar que o montante de salários, retiradas e outras remunerações representavam apenas 5,6% do valor da receita bruta de venda do setor, segundo a Pesquisa. Para algumas atividades, esse percentual é ainda menor. No segmento de supermercados e hipermercados, essa participação dos salários na receita alcança apenas 5,3% e no comércio por atacado, os salários representam apenas 3,3% do faturamento (Tabela1).

Esse cenário, de baixa participação da massa salarial no faturamento, pouco mudou em relação a 2009, quando as remunerações representavam 5,4%.

Notícias

Proteger os sindicatos é proteger o trabalhador

Ataques aos sindicatos são sempre inerentes à economia de mercado. É importante destacar que eles são mais intensos nos momentos de avanço do liberalismo e do neoliberalismo – pós-década de 1970 – impulsionados pela direita ou extrema direita, o que mostra a dimensão política desse movimento. Na história do Brasil, esse movimento se repetiu algumas vezes:

Carregando as notícias