Salários representam apenas 5,6 por cento da receita com vendas do comércio gaúcho em 2010, informa Dieese

Com base nas informações da última Pesquisa Anual do Comércio do IBGE, em 2010, o Rio Grande do Sul, possuía 150 mil empresas do comércio e empregava 710 mil trabalhadores.

Com base nas informações da última Pesquisa Anual do Comércio do IBGE, em 2010, o Rio Grande do Sul possuía 150 mil empresas do comércio e empregava 710 mil trabalhadores.

Cabe destacar que o montante de salários, retiradas e outras remunerações representavam apenas 5,6% do valor da receita bruta de venda do setor, segundo a Pesquisa. Para algumas atividades, esse percentual é ainda menor. No segmento de supermercados e hipermercados, essa participação dos salários na receita alcança apenas 5,3% e no comércio por atacado, os salários representam apenas 3,3% do faturamento (Tabela1).

Esse cenário, de baixa participação da massa salarial no faturamento, pouco mudou em relação a 2009, quando as remunerações representavam 5,4%.

Consulte a tabela clicando [aqui](/arq/legado/Comercio 2010.pdf).