Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Saída de trabalhadores do mercado e contratação de temporários derrubaram taxa de desemprego em Porto Alegre
por Gabriella Oliveira |
Porto Alegre bateu recorde na taxa de desemprego de novembro. Com apenas 2,6% da população economicamente ativa desempregada, a Capital se destacou entre as cidades pesquisadas pelo IBGE.
O número, porém, pode enganar. O pesquisador Giácomo Balbinotto Neto, professor de Economia do Trabalho na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), explica que o fato de pessoas saírem do mercado de trabalho ajuda a diminuir o índice:
– Se um chefe de família recebe um aumento, é promovido e sua situação melhora, o filho, que trabalhava como assistente ou auxiliar, vai terminar a faculdade ou viajar. Mas é um dado histórico, não se esperava uma redução tão grande, é uma situação de pleno emprego – explica.
A explicação de Balbinotto ganha força ao se analisar o resultado da pesquisa do IBGE, que mostra que o salário médio do porto-alegrense cresceu 8,9% desde novembro do ano passado. O pesquisador também ressalta que, no final do ano, é normal acontecerem contratações temporárias em razão do aquecimento do comércio.
– Em março, o desemprego deve aumentar. Em outubro e novembro, se espera que o nível de atividade aumente, porque há as encomendas de final de ano – analisa.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.
O processo eleitoral ocorreu de forma eletrônica. Pela internet, os comerciários puderam registrar o seu voto desde às 9h do dia 12 até às 18h do dia 14.