Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Saída de trabalhadores do mercado e contratação de temporários derrubaram taxa de desemprego em Porto Alegre
por Gabriella Oliveira | Para pesquisador da UFRGS, aumento do salário médio do porto-alegrense estimula que menos integrantes das famílias tenham de bus.
Porto Alegre bateu recorde na taxa de desemprego de novembro. Com apenas 2,6% da população economicamente ativa desempregada, a Capital se destacou entre as cidades pesquisadas pelo IBGE.
O número, porém, pode enganar. O pesquisador Giácomo Balbinotto Neto, professor de Economia do Trabalho na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), explica que o fato de pessoas saírem do mercado de trabalho ajuda a diminuir o índice:
– Se um chefe de família recebe um aumento, é promovido e sua situação melhora, o filho, que trabalhava como assistente ou auxiliar, vai terminar a faculdade ou viajar. Mas é um dado histórico, não se esperava uma redução tão grande, é uma situação de pleno emprego – explica.
A explicação de Balbinotto ganha força ao se analisar o resultado da pesquisa do IBGE, que mostra que o salário médio do porto-alegrense cresceu 8,9% desde novembro do ano passado. O pesquisador também ressalta que, no final do ano, é normal acontecerem contratações temporárias em razão do aquecimento do comércio.
– Em março, o desemprego deve aumentar. Em outubro e novembro, se espera que o nível de atividade aumente, porque há as encomendas de final de ano – analisa.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.