
Negociação salarial não avança: Sindec diz não à proposta desrespeitosa da classe patronal!
A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

Porto Alegre bateu recorde na taxa de desemprego de novembro. Com apenas 2,6% da população economicamente ativa desempregada, a Capital se destacou entre as cidades pesquisadas pelo IBGE.
O número, porém, pode enganar. O pesquisador Giácomo Balbinotto Neto, professor de Economia do Trabalho na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), explica que o fato de pessoas saírem do mercado de trabalho ajuda a diminuir o índice:
– Se um chefe de família recebe um aumento, é promovido e sua situação melhora, o filho, que trabalhava como assistente ou auxiliar, vai terminar a faculdade ou viajar. Mas é um dado histórico, não se esperava uma redução tão grande, é uma situação de pleno emprego – explica.
A explicação de Balbinotto ganha força ao se analisar o resultado da pesquisa do IBGE, que mostra que o salário médio do porto-alegrense cresceu 8,9% desde novembro do ano passado. O pesquisador também ressalta que, no final do ano, é normal acontecerem contratações temporárias em razão do aquecimento do comércio.
– Em março, o desemprego deve aumentar. Em outubro e novembro, se espera que o nível de atividade aumente, porque há as encomendas de final de ano – analisa.
Fonte: Zero Hora

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).

Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.

A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.

Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.

A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.