
Sindec percorre o comércio para a categoria votar na pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2025/2026
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
Na manhã desta quarta-feira (02) as entidades filiadas à Fetracos-RS participaram de mais uma reunião estadual da Federação. O encontro ocorreu na sede da Força Sindical-RS e foi liderado pelo presidente em exercício, Dionísio Mazui e também contou com a participação do Presidente licenciado da Força Sindical-RS, Clàudio Janta.
Mazui citou que está em andamento a renovação da Convenção Coletiva de Saúde e Segurança dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Drogarias e farmácias do Estado e destacou, que desde o fechamento da convenção, o auditor fiscal da SRTE/RS, Clàudio Peres, tem sido incansável na fiscalização juntamente com as entidades da Fetracos-RS, autuando as empresas que não cumprem as normativas.
Existem ferramentas que a gente precisa usar e que nos auxiliam em aspectos que, às vezes, não podemos interferir. Nesse setor em específico, temos tido muito avanço com o apoio do auditor", enfatizou Dionísio.
Janta também se manifestou em relação à fiscalização no setor de gêneros alimentícios. "São raríssimas as empresas que contratam idosos e deficientes e que respeitam a convenção. Temos que intensificar o nosso trabalho no setor de supermercados para garantir o direito desses trabalhadores", argumentou.
O presidente em exercício da Força Sindical-RS, Marcelo Furtado, disse que a Central está alinhada juntamente com a UGT, Nova Central e CGTB, contra as medidas do governo estadual, na tentativa de combater a crise afetando o trabalhador e que conta com o apoio da Fetracos nessa caminhada.
As quatro centrais que não tem nenhuma dependência de cargos no governo estão alinhadas em mais essa luta. Estamos com um problema muito sério no Brasil e no Rio Grande do Sul que está afetando, não só o funcionalismo público, como também a sociedade em geral". disse.
Furtado também informou que ontem (01), as Centrais entregaram um documento para o Presidente da Assembleia Legislativa, Edson Brum, referente à crise financeira do RS e reforçou que a Fetracos-RS também deve ser protagonista nesta ação.
Na oportunidade os dirigentes falaram sobre a organização do Seminário de formação da Fetracos-RS, que deve ocorrer entre os dias 24 e 26 em Capão da Canoa, na sede recreativa do Sindec Canoas.
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.
A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Presidente Nilton Neco participou de gravação para o programa do Portal Mostrando Pra Você.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.