Reunião do FST conta com participação do Sindec e articula encaminhamentos de projetos para a Prefeitura de Porto Alegre
por Jousi Quevedo | São esperadas entre 70 e 130 mil pessoas de diferentes partes do mundo na edição 2012.
O Sindec-POA participou ontem de mais uma reunião de organização do Fórum Social Temático 2012, a realizar-se em Porto Alegre entre os dias 24 e 29 de janeiro. O encontro foi na CCMQ e enfocou os temas da comunicação, da economia solidária e da cultura. Até o momento, o FST já contabiliza 19 rádios Webs e 55 rádios comunitárias para a transmissão do FST. Além disso, diversos sites das entidades que compõem o FST estarão cobrindo o evento.
Participaram pelo Sindec, Lélio Falcão; o assessor econômico, Mário de Lima; a produtora cultural Sílvia Duarte; e a assessora de imprensa Josemari Quevedo.
A Prefeitura Municipal de Porto Alegre aguarda até quinta-feira, dia 15/09, o encaminhamento de demandas da organização do evento. Portanto, os GT´s devem agilizar suas atividades e encaminhar os projetos para o Executivo Municipal, que colocará em votação na Câmara de Vereadores, bem como a realização dos financiamentos. O orçamento do FST está em R$ 2,5 milhões.
O Comitê de Porto Alegre apresentou um primeiro mapeamento dos locais do Fórum, que terá as discussões centradas na UFRGS.
Outra questão abordada foi o trabalho voluntário realizado durante o Fórum. As inscrições para ser voluntário no fórum estão abertas e podem ser feitas pelo email fstematico2012@gmail.com. Há a necessidade de 600 voluntários em Porto Alegre e região metropolitana. Em outubro, a organização do FST estará visitando as universidades gaúchas para inscrever universitários interessados em fazer o trabalho, que valerá como horas complementares. São esperadas entre 70 e 130 mil pessoas na edição 2012.
Dentre os informes, ficou decidido ainda que o próximo Fórum de Metodologia do FST ocorrerá nos dias 21, 22 e 23/10.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.