Mundo sindical.

Navegação principal do site

Reunião da Fetracos-RS debate fortalecimento da categoria e mobilização em Brasília

por |
O encontro aconteceu na sede campestre do SEC/Guaíba, em Arroio dos Ratos, reunindo os sindicatos dos comerciários filiados.

O fortalecimento da categoria foi o tema principal das discussões englobadas na reunião mensal da Fetracos, realizada na manhã desta terça-feira (19/02). O encontro aconteceu na sede campestre do SEC/Guaíba, em Arroio dos Ratos, reunindo os sindicatos dos comerciários filiados para discutir os rumos da federação e da agenda dos trabalhadores.

A reunião foi conduzida pelo presidente em exercício, Dionisio Mazui, que iniciou o encontro apresentando uma avaliação da reunião do Secretariado Nacional dos Trabalhadores do Setor de Comércio e Serviços da Força Sindical (Sentracomserv). Conforme Mazui, o objetivo do Secretariado é fortalecer a categoria, visando o Congresso Nacional da Força Sindical, que acontecerá em julho.

Os entraves do processo de filiação à Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) também voltaram a ser discutidos. "A questão da nossa filiação à CNTC é um problema que nós estamos encaminhando em vários campos; no campo jurídico, no campo institucional e no campo político agora. No campo institucional, nós buscamos o respaldo do secretariado nacional dos comerciários, que votou por unanimidade no referendo à nossa filiação à CNTC, e dentro desta votação, desta proposta, em que nós aprovamos por unanimidade do secretariado, está a realização de uma reunião de uma representação da nossa federação e da representação da CNTC no sentido de abreviarmos o quanto antes a nossa filiação", explicou Mazui.

Representatividade

Ao avaliar os cinco anos de fundação da Fetracos, os dirigentes destacaram que o momento é de fortalecer a participação da categoria no cenário nacional. "O nosso segmento na central tem uma das maiores contribuições, mas precisamos ocupar os espaços", declarou o diretor do Sindec-POA, Luis Carlos Barbosa.

A presidente do SEC/Guaíba, Ivone Simas, manifestou que o momento é de firmar este reconhecimento e que a federação deve continuar pressionando para consolidar a filiação à CNTC. O vice-presidente do Sindec/Canoas, Antenor Federizzi, acrescentou que a Marcha a Brasília, no próximo dia 06, é uma oportunidade para reforçar esta intenção.

Dando encaminhamento, o presidente licenciado, Clàudio Janta, propôs a elaboração de um ofício solicitando uma reunião para encaminhar o debate da filiação à confederação. Colocando os encaminhamentos em votação, a Fetracos segue, por votação unânime, com as medidas cabíveis.

Assuntos Gerais

A preparação para a 7ª Marcha a Brasília foi um dos principais pontos. Fazendo uma análise das atuais lutas da classe trabalhadora, Clàudio Janta, afirmou que o próximo mês será um "março vermelho". Mencionando o contexto conturbado pela privatização dos portos, as polêmicas portarias do Ministério do Trabalho que suspendem os processos de registro de Colônias de Pescadores, a contribuição sindical de todos os servidores públicos e ainda a decisão do reajuste do seguro-desemprego abaixo da inflação, o presidente estadual da Força Sindical afirmou que o Congresso Nacional será mais uma preocupação.

Janta criticou ainda a possibilidade da adoção da fórmula 95/105 como alternativa ao fator previdenciário. "Ninguém vai se aposentar, vamos viver num país de subemprego e temos que confrontar isso", defendeu. Outra questão relacionada foi a necessidade da recomposição das aposentadorias. Falando também como representante da categoria na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, explicou seus projetos até o momento, como a CPI da telefonia móvel, o projeto de abertura dos Postos de Saúde 24h, o projeto Selo Casa Segura, a aprovação das comissões especiais do Trabalho Decente e do Transporte e ainda a aprovação da sessão solene em homenagem ao Dia do Trabalhador.

Os representantes dos Sindicatos dos Comerciários de Pelotas e Alvorada, José Luiz Porto Ferreira e Carlos Eduardo Chamorro, comunicaram o encaminhamento das respectivas eleições sindicais. O presidente do Sindec/Canoas, Antonio Fellini, comentou o andamento das negociações da campanha salarial e também se manifestou pela valorização do comerciário, declarando preocupação especial com a negociação do trabalho aos feriados, buscando mais qualidade de vida e lazer aos trabalhadores.

Esclarecimentos

Ao final da reunião, o dirigente licenciado do Sindec-POA Claudio Correa, atualmente à frente da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, esclareceu dúvidas dos dirigentes sindicais à respeito da operacionalização das denúncias recebidas pelos sindicatos. Correa explicou o funcionamento das diligências que, desde alteração na lei, ficam condicionadas pela localização das unidades de gerência das delegacias do Trabalho.

Proposta pelo representante Valdemir Tita Jobim, a próxima reunião da Fetracos vai ser sediada pelo Sindec/São Gabriel. O encontro está marcado para o dia 19 de março.

Notícias

Funcionamento do comércio no final de ano

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.

Sindec firma convênio com Universidade La Salle

Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.

Uma antiga luta sindical que retorna ao debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias