por Jousi Quevedo | A reunião mensal da Federação dos Comerciários da Força Sindical (Fetracos) foi realizada dia 11 de junho, em Porto Alegre, sob a liderança do presidente em exercício, Dionísio Mazui, e da secretária-geral, Ivone Simas.
As eleições do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec) e de Guaíba (SEC Guaíba) abriram a pauta.
A avaliação do processo eleitoral do Sindec, que computou mais de 98% dos votos apurados em favor da chapa encabeçada por Nilton Neco foi ressaltada positivamente. A apuração teve a coordenação do presidente da Federação dos Comerciários de São Paulo, tesoureiro da Força Sindical Nacional, e da CNTC, Luis Carlos Mota. Já, o processo eleitoral de SEC Guaíba, nos dias 28 e 29 de junho, teve a garantia de apoio por parte da Federação. "A eleição no Sindicato dos Comerciários de Guaíba merece especial atenção dos companheiros", salientou Dionisio Mazui.
A repercussão da nomeação do diretor da Fetracos, Cláudio Corrêa, para exercer o cargo de superintendente Regional do Trabalho e Emprego, foi abordada por vários participantes, destacando o comprometimento de todos em colaborar para que a gestão, sempre focada na defesa dos direitos dos trabalhadores.
A pauta também registrou o pedido de licença do presidente da Entidade, Cláudio Janta e de José Luis Ferreira, que se afastam de suas funções em cumprimento a Legislação Eleitoral, como candidatos a vereador em Porto Alegre e Pelotas, respectivamente, além de Cláudio Corrêa que se licencia de suas atribuições sindicais para assumir a SRTE.
A assessora jurídica, Carmem Pinto, abordou várias questões de interesse da Federação e dos filiados, momento em foram discutidas estratégias e ações de interesses comuns aos sindicatos, a exemplo das negociações salariais com data- base em de 1º de março. A próxima reunião ficou agendada para dia 10 de julho na sede da Força Sindical, em Porto Alegre.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.