
Orçamento para 2026 é aprovado em assembleia pela categoria
Os comerciários aprovaram a previsão de orçamento, bem como o parecer do Conselho Fiscal da entidade.

As eleições do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec) e de Guaíba (SEC Guaíba) abriram a pauta.
A avaliação do processo eleitoral do Sindec, que computou mais de 98% dos votos apurados em favor da chapa encabeçada por Nilton Neco foi ressaltada positivamente. A apuração teve a coordenação do presidente da Federação dos Comerciários de São Paulo, tesoureiro da Força Sindical Nacional, e da CNTC, Luis Carlos Mota. Já, o processo eleitoral de SEC Guaíba, nos dias 28 e 29 de junho, teve a garantia de apoio por parte da Federação. "A eleição no Sindicato dos Comerciários de Guaíba merece especial atenção dos companheiros", salientou Dionisio Mazui.
A repercussão da nomeação do diretor da Fetracos, Cláudio Corrêa, para exercer o cargo de superintendente Regional do Trabalho e Emprego, foi abordada por vários participantes, destacando o comprometimento de todos em colaborar para que a gestão, sempre focada na defesa dos direitos dos trabalhadores.
A pauta também registrou o pedido de licença do presidente da Entidade, Cláudio Janta e de José Luis Ferreira, que se afastam de suas funções em cumprimento a Legislação Eleitoral, como candidatos a vereador em Porto Alegre e Pelotas, respectivamente, além de Cláudio Corrêa que se licencia de suas atribuições sindicais para assumir a SRTE.
A assessora jurídica, Carmem Pinto, abordou várias questões de interesse da Federação e dos filiados, momento em foram discutidas estratégias e ações de interesses comuns aos sindicatos, a exemplo das negociações salariais com data- base em de 1º de março. A próxima reunião ficou agendada para dia 10 de julho na sede da Força Sindical, em Porto Alegre.
Fonte: Assessoria de Imprensa Sec/Guaíba

Os comerciários aprovaram a previsão de orçamento, bem como o parecer do Conselho Fiscal da entidade.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.