Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Resultados de outubro mostram que gaúchos permanecem confiantes
por Jousi Quevedo | Os três subindicadores referentes ao mercado de trabalho tiveram queda, mas ainda mostram uma acomodação em níveis elevados.
As famílias gaúchas sinalizaram acomodação na sua intenção de consumo para o mês de outubro. Os resultados divulgados nesta quinta-feira (1o/11) mostram que a pesquisa Intenção de Consumo das Famílias Gaúchas (ICF-RS) marcou 130,6 pontos, acima da linha de indiferença (100 pontos), contudo com queda de 2,8% em relação ao mês de setembro (134,3 pontos).
Segundo informações da Fecomércio-RS, a queda registrada pelo ICF-RS refletiu a piora em cinco de seus sete subindicadores. Apenas os indicadores referentes ao nível de consumo atual e à perspectiva de consumo futura apresentaram elevação (2,0% e 4,8%, respectivamente). Os três subindicadores referentes ao mercado de trabalho (emprego atual, renda atual e perspectiva profissional) tiveram queda, mas ainda mostram uma acomodação em níveis elevados.
Conforme o levantamento, que ouviu 600 famílias em Porto Alegre, o ICF-RS, mesmo com a baixa, permanece estabilizado em um patamar alto. O presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi, acredita que o bom momento do emprego gera essa confiança. "A renda das famílias está em ascensão, então os resultados da pesquisa demonstram esse bom momento do mercado de trabalho. A oscilação para baixo no indicador é natural, pois reflete a variação normal para um indicador de confiança", destaca.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.