Resultados de outubro mostram que gaúchos permanecem confiantes
Jousi Quevedo

Os três subindicadores referentes ao mercado de trabalho tiveram queda, mas ainda mostram uma acomodação em níveis elevados.

As famílias gaúchas sinalizaram acomodação na sua intenção de consumo para o mês de outubro. Os resultados divulgados nesta quinta-feira (1o/11) mostram que a pesquisa Intenção de Consumo das Famílias Gaúchas (ICF-RS) marcou 130,6 pontos, acima da linha de indiferença (100 pontos), contudo com queda de 2,8% em relação ao mês de setembro (134,3 pontos).

Segundo informações da Fecomércio-RS, a queda registrada pelo ICF-RS refletiu a piora em cinco de seus sete subindicadores. Apenas os indicadores referentes ao nível de consumo atual e à perspectiva de consumo futura apresentaram elevação (2,0% e 4,8%, respectivamente). Os três subindicadores referentes ao mercado de trabalho (emprego atual, renda atual e perspectiva profissional) tiveram queda, mas ainda mostram uma acomodação em níveis elevados.

Conforme o levantamento, que ouviu 600 famílias em Porto Alegre, o ICF-RS, mesmo com a baixa, permanece estabilizado em um patamar alto. O presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi, acredita que o bom momento do emprego gera essa confiança. “A renda das famílias está em ascensão, então os resultados da pesquisa demonstram esse bom momento do mercado de trabalho. A oscilação para baixo no indicador é natural, pois reflete a variação normal para um indicador de confiança”, destaca.

Informações:

Assessoria de Comunicação Sistema Fecomércio-RS: www.agencia.fecomercio-rs.org

Fonte: Fecomércio

Voltar pro topo