Representante do Sindec conclama jovens a participarem da programação do Acampamento da Juventude do FST
por Jousi Quevedo | "Sabemos que o FSM é um importante espaço de debates de juventudes sociais e trabalhadoras, e é indispensável que a juventude da Força Sindical esteja presente", disse.
Jefferson Tiego, diretor do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (SINDEC), dirigente nacional da Juventude da Força Sindical e coordenador do Acampamento da Juventude do FST-2012, destacou o caráter de contraponto ao capitalismo que tem o Acampamento da Juventude e o próprio Fórum Social Temático, "como regime que discrimina e dá poderes apenas para quem tem dinheiro", afirmou. O sindicato entende que o FST atrai mais turistas e movimenta a economia da região, sendo de interesse dos comerciários sua realização.
O sindicalista está conclamando a todos os jovens participarem deste importante evento.
Sabemos que o FSM é um importante espaço de debates de juventudes sociais e trabalhadoras, e é indispensável que a juventude da Força Sindical esteja presente", disse.
E completou: "Os jovens que precisam ingressar no mercado de trabalho não encontram condições favoráveis para alcançar o primeiro emprego, pois o capitalismo não oferece mais sustentabilidade, como se nota na crise econômica que se abateu na Europa e nos Estados Unidos", aponta o líder juvenil.
Ao se referir ao caráter político do Acampamento da Juventude, Tiego destaca a realização da Conferência RIO+20, que tratará de questões como desenvolvimento sustentável e qualificação profissional.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.