Região metropolitana recebe atividades sociais e recreativas na festa de 1º de Maio

A região metropolitana de Porto Alegre também foi contemplada pela Força Sindical-RS com as festividades de 1º de Maio. Atividades sociais e atrações artísticas contagiaram o público que prestigiou a Festa do Trabalhador em Canoas, Alvorada, Guaíba e Gravataí.

Gravataí

Em Gravataí o público prestigiou as atividades preparadas pela Central no Parcão. A festa começou embalada pelo ritmo nativista, com Marco Lima e banda. Também subiram ao palco Estandarte do Samba, MC Kid RS e Dj Finna (da dupla FatDuo), que animou principalmente a criançada com coreografias e distribuição de brindes.  O Necitra apresentou uma produção do Circo Cia Ondina e Tufone e conquistou aplausos e os olhares curiosos de adultos e crianças com uma belo desempenho artístico e acrobático.

Conforme a Produtora Cultural da Força Sindical-RS, Sílvia Duarte, o 1º de maio da Central serviu para reafirmar o compromisso com a classe trabalhadora e com o lema “garantir direitos e avançar nas conquistas”.

“Nos preocupamos com a qualidade de vida do trabalhador, e para isso é fundamental proporcionar a eles um momento de lazer e cultura junto à sua família, pois a produtividade do trabalho depende disto”, afirmou.

Canoas

Já em Canoas, o ato unificado iniciou na segunda-feira (29/4), onde foi disponibilizada à população apresentações de artistas circenses e palestras no Parque do Trabalhador. Na quarta-feira (1º/5) uma série de serviços sociais estava nos à disposição além, é claro, de apresentações de bandas locais e do grupo Pura Cadência, Chimarruts e Tchê Garotos.

De acordo com o diretor da central, Antenor Federizzi, esta atividade é realizada na cidade há cinco anos, em parceria coma Prefeitura de Canoas, e este ano traz o Dia do Trabalhador como um momento de reflexão.

“nós temos que cobrar dos nossos governos sim e cobrar muito mais do que estamos cobrando, mas nós precisamos do apoio do trabalhador, porque só as centrais e os sindicatos não conseguem sozinhos”, ressaltou o sindicalista.

Guaíba

O Parque da Juventude, em Guaíba, também recebeu as atividades festivas que homenageou os trabalhadores no dia destinado a eles.

Em mais um momento de fé no dia, o presidente da central, Clàudio Janta, orou junto aos fiéis por todos os trabalhadores. Na oportunidade Janta agradeceu aos pastores e ao vereador Miguel Crizel que organizaram o evento com a Força Sindical-RS. “Fé é essencial para seguirmos em frente, em busca das mudanças que precisamos, em busca da dignidade e do acesso aos direitos essenciais”, disse o sindicalista e vereador.

Alvorada

O sétimo ano do evento na cidade levou cerca de 3 mil pessoas para a Praça Alvorada e acompanharam todas as atividades que iniciaram às 16h e se estendeu até o anoitecer.

As atividades contaram com a presença do prefeito, Professor Serginho e do vereador Schumacher, que deixaram mensagens motivadoras para os trabalhadores.

“Este dia de lazer, música e entretenimento é um presente para os trabalhadores. Dentro deste contexto levantamos as bandeiras de luta da Força Sindical-RS, como a questão da saúde, que deve ser melhorada para o trabalhador ter sua dignidade honrada. Além disso buscamos a redução da jornada de trabalho para 40 horas”, destacou o diretor Marcelo Furtado.