Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Região Metropolitana de Porto Alegre tem a menor taxa de desemprego do país
por Gabriella Oliveira | Pesquisa do IBGE aponta 4% de desocupação, o melhor resultado para o mês desde março de 2002.
Porto Alegre tem a menor taxa de desemprego entre as regiões metropolitanas do Brasil, com 4%. O resultado se mantém praticamente estável, já que em fevereiro a taxa foi de 3,9%. Foi o índice mais baixo para o mês de março já registrado na série histórica da Pesquisa Mensal de Emprego, iniciada em 2002. O número apurado em Porto Alegre fica abaixo da média nacional, de 5,7%, divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em março do ano passado, a taxa de desemprego pesquisada em seis regiões metropolitanas havia ficado em 6,2%.
A população ocupada somou 23 milhões de pessoas em março, uma redução de 0,2% ante fevereiro, ou 52 mil empregados a menos. Em relação a março de 2012, houve aumento de 1,2% no contingente de ocupados, o equivalente a 276 mil vagas a mais.
Já o total de desocupados atingiu 1,4 milhão de pessoas em março, uma alta de 1,2% em relação a fevereiro, o equivalente a mais 17 mil indivíduos à procura de emprego. Na comparação com março de 2012, houve queda de 8,5% no número de desocupados, ou seja, menos 127 mil pessoas em busca de trabalho.
Em relação ao número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado, o total chegou a 11,4 milhões em março, uma redução de 0,5% ante fevereiro, com a dispensa de 54 mil trabalhadores formais. Na comparação com março do ano passado, o número de vagas com carteira assinada cresceu 2,8%, o que representou a criação de 309 mil postos de trabalho formais.
Confira a taxa de desemprego em março na seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE:
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.