Região Metropolitana de Porto Alegre tem a menor taxa de desemprego do país

Pesquisa do IBGE aponta 4% de desocupação, o melhor resultado para o mês desde março de 2002.

Porto Alegre tem a menor taxa de desemprego entre as regiões metropolitanas do Brasil, com 4%. O resultado se mantém praticamente estável, já que em fevereiro a taxa foi de 3,9%. Foi o índice mais baixo para o mês de março já registrado na série histórica da Pesquisa Mensal de Emprego, iniciada em 2002. O número apurado em Porto Alegre fica abaixo da média nacional, de 5,7%, divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em março do ano passado, a taxa de desemprego pesquisada em seis regiões metropolitanas havia ficado em 6,2%.

A população ocupada somou 23 milhões de pessoas em março, uma redução de 0,2% ante fevereiro, ou 52 mil empregados a menos. Em relação a março de 2012, houve aumento de 1,2% no contingente de ocupados, o equivalente a 276 mil vagas a mais.

Já o total de desocupados atingiu 1,4 milhão de pessoas em março, uma alta de 1,2% em relação a fevereiro, o equivalente a mais 17 mil indivíduos à procura de emprego. Na comparação com março de 2012, houve queda de 8,5% no número de desocupados, ou seja, menos 127 mil pessoas em busca de trabalho.

Em relação ao número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado, o total chegou a 11,4 milhões em março, uma redução de 0,5% ante fevereiro, com a dispensa de 54 mil trabalhadores formais. Na comparação com março do ano passado, o número de vagas com carteira assinada cresceu 2,8%, o que representou a criação de 309 mil postos de trabalho formais.

Confira a taxa de desemprego em março na seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE:

Salvador - 6,9%

Recife - 6,8%