Receita bate mais um recorde em setembro e arrecadação sobe 10% no ano
Régis Araújo

O total de impostos e contribuições arrecadados pela Receita Federal do Brasil bateu mais um recorde no mês passado. A arrecadação foi a maior já registrada para um mês de setembro, R$ 48,480 bilhões. O episódio tem sido comum nos últimos meses, o que ajuda a explicar o resultado dos nove primeiros meses do ano, R$ 381,487 bilhões, também recorde e um aumento de quase 10% em relação ao mesmo período do ano passado.

Em setembro, a arrecadação apresentou um crescimento real --já descontada a inflação-- de 4,14%. Na comparação com o mês anterior, foi registrada uma queda de 0,53% - decorrente do menor número de dias úteis e de um recolhimento atípico em agosto.

Sem levar em conta a receita previdenciária, o Imposto de Renda e a Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) são os tributos mais representativos em volume, R$ 11,338 bilhões e R$ 9,194 bilhões, respectivamente, crescimento de 1,6% e 6,43%.

A Receita destaca o crescimento da arrecadação do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) vinculado aos automóveis, de 40,5%. O desempenho é reflexo das vendas de automóveis, que subiram 27,4% até setembro.

As demais receitas administradas como privatizações e parcelamentos, apresentaram uma elevação no mês de 107%. Os motivos para esse aumento foram os depósitos judiciais de R$ 420 milhões de empresas do setor de metalurgia, recuperação de créditos de exercícios dentro do Paex (Parcelamento Excepcional) --mais conhecido como Refis 3-- e o crescimento da arrecadação das loterias de 54,26%. Ao todo, essas receitas totalizam R$ 6,358 bilhões.

Já as contribuições previdenciárias somaram R$ 12,430 bilhões, valor 6,35% superior ao mesmo mês de 2006.

**Ano **

De janeiro a setembro, entraram nos cofres da União R$ 429,967 bilhões em impostos e contribuições. Levando em conta a inflação do período, o valor fica em R$ 435,011 bilhões, um crescimento real de 9,71%. As contribuições previdenciárias totalizaram R$ 96,029 bilhões, aumento de 9,94%.

A CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) foi responsável em nove meses por uma arrecadação de R$ 26,962 bilhões, um crescimento de 10,61%.

Em 2006, a arrecadação foi de R$ 541,055 bilhões (já corrigido pela inflação), o maior valor já registrado. Todos os meses foram recordes em relação aos mesmos meses de anos anteriores.

Fonte: Folha Online