Verificações do cumprimento dos acordos coletivos.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Quarentena Covid-19: Fiscalização do Sindec segue em ação
por Régis Araújo | Mesmo suspendendo o atendimento presencial, devido à pandemia do Covid-19, o Sindec continua prestando a devida assistência à categoria comerciária e representando seus interesses.
Desde que decretada quarentena na cidade de Porto Alegre, - restringindo o funcionamento do comércio a serviços considerados essenciais-, o sindicato vem recebendo inúmeras denúncias de empresas funcionando descumprindo as medidas de segurança cruciais para enfrentar esse momento de pandemia.
As reclamações estão sendo formalmente encaminhadas aos órgãos municipais responsáveis pela fiscalização. O sindicato também vem protocolando denúncias junto ao Ministério Público do Trabalho, afim de que os comerciários tenham o respaldo necessário, garantindo em primeiro lugar, sua saúde.
Conforme o Diretor Jefferson Tiego, o trabalho tem resultado na intensificação da fiscalização o que, por exemplo, motivou o fechamento de uma rede de lojas na zona norte na última quarta-feira, por estar descumprindo medidas de segurança para evitar a propagação do coronavírus.
Reforçamos que é obrigação dos empregadores fornecerem as condições para que os trabalhadores dos setores considerados essenciais tenham sua saúde preservada. Mesmo estando com o atendimento presencial suspenso, seguimos o nosso trabalho através das nossas redes de comunicação, garantindo que a categoria não fique desamparada nesse momento", finaliza o Presidente Nilton Neco.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.