Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.

Navegação principal do site

Prorrogação da redução do IPI beneficia diversos setores do varejo

por |
Repasse para o consumidor vai depender do cálculo feito por cada lojista.

O consumidor vai comprar móveis e laminados com preços mais baratos no comércio da Capital. Esse é o reflexo da decisão do governo Federal em reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para laminados e móveis, com redução de 15% para 5% e de 5% para zero no imposto, respectivamente.

Para o presidente da CDL Porto Alegre, Gustavo Schifino, o repasse da redução para o preço final vai depender do cálculo de custo feito pelos lojistas. "Pode variar entre 70% e 100% do corte no imposto", explica. A decisão do governo também prorrogou por mais três meses a redução do imposto, que se encerraria em 31 de março.

O diretor da Móveis Bontempo, Roberto Santini, acredita que o esforço do governo é um incentivo que deve ser aproveitado por gerar resultados positivos para o varejo. "Devemos passar a alíquota inteira para o consumidor, pois o aumento da arrecadação compensa essa redução", aponta. Da mesma forma, a Tumelero, especializada em materiais de construção vai repassar os valores reduzidos ao consumidor. Para o empresário Marivaldo Tumelero, a medida também é fundamental para a geração e manutenção de empregos no setor, inclusive na indústria.

Além da linha branca, que mantém a alíquota de zero sobre os fogões de cozinha; 5% para refrigeradores e congeladores; 10% para lavadoras de roupa; e zero para os "tanquinhos", outros setores foram incluídos no benefício. A alíquota do IPI sobre luminárias e lustres caiu de 15% para 5%, assim como papel de parede que reduziu de 20% para 10%. A renúncia fiscal total de todos os setores é de 489 milhões de reais para o governo federal. Para o Ministério da Fazenda, a economia deve crescer a taxas de 5% no segundo semestre para que o crescimento deste ano seja maior do que em 2011.

Fonte: CDL

Notícias

Uma Antiga Luta Sindical que Retorna ao Debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias