Decisões que interferem na vida do trabalhador.

Navegação principal do site

Projeto dos Postos de Saúde 24 horas é aprovado pela Câmara Municipal

por |
Em primeiro plano um cartaz dizendo saúde 24 horas. Ao fundo o plenário da câmara municipal de porto alegre.
Por sua natureza, o projeto dispensa sanção do poder Executivo e aguarda promulgação da Câmara Municipal.

O projeto de emenda à Lei Orgânica que assegura a ampliação do atendimento nos Postos de Saúde de Porto Alegre foi aprovado pela Câmara Municipal de Porto Alegre em segundo turno de votação, nesta quarta-feira (13/7). Considerado o principal projeto do mandato do vereador Clàudio Janta, do Solidariedade, Secretário-geral licenciado do Sindec-POA, o projeto dos Postos de Saúde 24 horas estabelece que se cumpra, gradativamente, o dever do Município "no estabelecimento de condições específicas que assegurem acesso universal às ações e aos serviços de saúde, os quais deverão ser prestados 24 (vinte e quatro) horas por dia, todos os dias", nas Unidades Básicas (UBS), Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), Centros de Atendimento e Hospitais.

O próximo prefeito, assim como em relação às escolas de tempo integral, terá que incluir a ampliação do funcionamento dos Postos de Saúde no seu planejamento. Esta é uma emenda do povo de Porto Alegre à Lei Orgânica, que conseguimos aprovar graças ao voto de cada um dos vereadores desta Casa, a quem agradecemos, além de todos os líderes comunitários e pessoas que estiveram engajadas nesse processo", declarou Clàudio Janta.

O projeto foi aprovado com 28 votos favoráveis - quatro a mais que o mínimo necessário, de 24 votos. Também foi aprovada a emenda de nº 1, também de autoria do vereador Clàudio Janta, que inclui as Unidades Básicas de Saúde (UBS) como agentes de acesso universal, ao lado das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), Centros de Atendimento e hospitais. Por sua natureza, o projeto dispensa sanção do poder Executivo e aguarda promulgação da Câmara Municipal.

Apesar de as UPAS e hospitais já prestarem atendimento durante 24 horas, a demanda pela ampliação do atendimento nos Postos de Saúde foi considerada uma reivindicação popular, que chegou a mobilizar mais de 100 mil pessoas via abaixo-assinado. Atualmente, as Unidades Básicas costumam encerrar as atividades entre 17h e 19h. Com a aprovação do projeto, é esperada a ampliação gradativa do funcionamento, inicialmente até à meia-noite.

Andréia Poerschke Sarmanho

Jornalista MTE 15.592

Notícias

Uma Antiga Luta Sindical que Retorna ao Debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias