Área econômica de interesse da categoria.

Navegação principal do site

Projeto do Senado proíbe consulta de inadimplência por empregador

por |
O senador Paulo Paim (PT-RS) destacou em seu informativo distribuído à imprensa um projeto aprovado em 2010 no Senado que proíbe esse tipo de prática. A proposta aguarda parecer de relator na Câmara.

Em meio à repercussão do entendimento da Justiça trabalhista de que uma rede de supermercados poderia consultar cadastros de inadimplência antes de contratar empregados, o senador Paulo Paim (PT-RS) destacou em seu informativo distribuído à imprensa um projeto aprovado em 2010 no Senado que proíbe esse tipo de prática. A proposta aguarda parecer de relator na Câmara.

É um absurdo. Isso fere a dignidade, a honra e a vida privada das pessoas", defende Paim, que questiona as prioridades de um cidadão desempregado, por exemplo, diante das dificuldades em conciliar quitação de dívidas e sustento da família.

Quando o cidadão está desempregado ele prioriza o sustento de sua família. Qual pai ou mãe irá deixar seu filho com fome para honrar dívidas? Deixar de quitar uma prestação é algo presumível na situação de desempregado", questiona o senador, que ressalta, entretanto, que não é contra a consulta à chamada "ficha-limpa" para a contratação de servidores públicos ou empregados da iniciativa privada.

Fonte: Jornal O Valor

Notícias

Proteger os sindicatos é proteger o trabalhador

Ataques aos sindicatos são sempre inerentes à economia de mercado. É importante destacar que eles são mais intensos nos momentos de avanço do liberalismo e do neoliberalismo – pós-década de 1970 – impulsionados pela direita ou extrema direita, o que mostra a dimensão política desse movimento. Na história do Brasil, esse movimento se repetiu algumas vezes:

Carregando as notícias