Produtos da ceia natalina estão mais caros em 2012
por Andréia Sarmanho | Componentes da ceia estão 0,6% mais caros se comparado com mesmo período do ano passado.
Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas aponta fatores importantes para o setor econômico neste natal. De acordo com o levantamento, o brasileiro vai procurar economizar durante as compras de natal. Entretanto, gastará mais com os produtos da ceia natalina.
Segundo o estudo, os consumidores irão gastar mais com os produtos da ceia natalina, pois estes produtos estão 0,6% mais caros se comparado com mesmo período do ano passado.
Conforme a Fundação Getulio Vargas, os itens que tiveram aumento de preço são: arroz, que teve um reajuste de 33,49%, o frango, que aumentou em 10,45%, o lombo suíno, que subiu em 2,84% e o vinho, que está 1,61% mais caro.
Para não comprometer a renda da família, o economista Estéfano Lopes dá a seguinte dica. "O consumidor deve pesquisar antes de comprar e trocar alguns produtos considerados caros por outros de preços mais acessíveis", afirma.
Já em relação aos presentes o gasto será menor. O motivo da economia é o grande índice apresentado pela inflação em 2012.
De acordo com o economista isso acontece porque a renda média não cresceu como houve um aumento nos preços das coisas. "Por conta disso o orçamento familiar fica mais comprometido e o consumidor deve ficar mais seletivo no momento da compra dos presentes de fim de ano", sugere ele.
Segundo o levantamento da Fundação, no ano passado o brasileiro gastou entre R$ 60 e 90 para comprar o presente, a expectativa para este ano é que o gasto com lembranças de natal não passe o valor de R$ 30.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.