Produção da indústria cresce 1,5% em Agosto e sinaliza retomada

A produção da indústria cresceu 1,5% em Agosto frente ao mês de Julho. Este é o terceiro resultado positivo consecutivo, acumulando crescimento de 2,3% no período. No acumulado de 2012, a produção caiu 3,4%.

A Indústria de Transformação, considerando-se a série dessazonalizada, cresceu 1,56% em Agosto com relação a Julho. Frente a Agosto de 2011, a indústria de transformação decresceu 1,99%, e no acumulado dos últimos doze meses, recuou 3,05%.

O índice de Utilização da Capacidade Instalada divulgado pela CNI - Confederação Nacional da Indústria, relativo à Julho/12 (último dado disponível), considerando-se a série dessazonalizada, registrou 81,6%, apresentando aumento em relação ao mês anterior, Junho (80,7%).

O aumento de 1,5% em Agosto/12 demonstra que os índices da atividade industrial sinalizam uma retomada do crescimento, cuja expectativa é que se intensifique neste segundo semestre, em que surtirão ainda mais os efeitos das medidas lançadas pelo Governo para estimular a economia e a indústria (o setor de veículos, impulsionado pela redução do IPI, foi um dos destaques da produção em Agosto).

Veja mais detalhes no documento "Panorama da Indústria - Agosto de 2012", elaborado pela subseção do DIEESE na Força Sindical.

Clique aqui.

Fonte: Subseção do Dieese na Força Sindical