Produção da indústria cresce 1,5% em Agosto e sinaliza retomada
por Jousi Quevedo |
A Indústria de Transformação, considerando-se a série dessazonalizada, cresceu 1,56% em Agosto com relação a Julho. Frente a Agosto de 2011, a indústria de transformação decresceu 1,99%, e no acumulado dos últimos doze meses, recuou 3,05%.
O índice de Utilização da Capacidade Instalada divulgado pela CNI - Confederação Nacional da Indústria, relativo à Julho/12 (último dado disponível), considerando-se a série dessazonalizada, registrou 81,6%, apresentando aumento em relação ao mês anterior, Junho (80,7%).
O aumento de 1,5% em Agosto/12 demonstra que os índices da atividade industrial sinalizam uma retomada do crescimento, cuja expectativa é que se intensifique neste segundo semestre, em que surtirão ainda mais os efeitos das medidas lançadas pelo Governo para estimular a economia e a indústria (o setor de veículos, impulsionado pela redução do IPI, foi um dos destaques da produção em Agosto).
Veja mais detalhes no documento "Panorama da Indústria - Agosto de 2012", elaborado pela subseção do DIEESE na Força Sindical.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.