Prévia da inflação oficial fica em 0,88% em janeiro
por Gabriella Oliveira |
A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15) ficou em 0,88% em janeiro após alta de 0,69% em dezembro. O indicador é considerado uma prévia do índice oficial de inflação, adotado pelo governo federal. O resultado, divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que a taxa acumulada em 12 meses ficou em 6,02%.
Despesas pessoais (de 1,10% em dezembro para 1,80% em janeiro) e alimentação e bebidas (de 0,97% para 1,45%) foram os responsáveis pela aceleração do índice durante o período. O setor de habitação se manteve estável em 0,74%, enquanto comunicação teve uma leve queda (0,26% para 0,06%). O grupo educação (de 0,10% para 0,33%) foi influenciado pelo resultado dos cursos regulares (0,20%), que refletiu os reajustes dos colégios da região metropolitana de Porto Alegre (2,62%).
Entre as capitais, Porto Alegre ficou na sétima posição, com variação de 0,42% para 0,79% nos meses de dezembro e janeiro, respectivamente. O índice mais alto foi em Belém, com 1,24%, e o menor em Brasília, com 0,57%.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.