Prévia da inflação oficial fica em 0,88% em janeiro

Entre as capitais, Porto Alegre teve a sétima maior variação do IPCA-15 em dezembro.

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15) ficou em 0,88% em janeiro após alta de 0,69% em dezembro. O indicador é considerado uma prévia do índice oficial de inflação, adotado pelo governo federal. O resultado, divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que a taxa acumulada em 12 meses ficou em 6,02%.

Despesas pessoais (de 1,10% em dezembro para 1,80% em janeiro) e alimentação e bebidas (de 0,97% para 1,45%) foram os responsáveis pela aceleração do índice durante o período. O setor de habitação se manteve estável em 0,74%, enquanto comunicação teve uma leve queda (0,26% para 0,06%). O grupo educação (de 0,10% para 0,33%) foi influenciado pelo resultado dos cursos regulares (0,20%), que refletiu os reajustes dos colégios da região metropolitana de Porto Alegre (2,62%).

Entre as capitais, Porto Alegre ficou na sétima posição, com variação de 0,42% para 0,79% nos meses de dezembro e janeiro, respectivamente. O índice mais alto foi em Belém, com 1,24%, e o menor em Brasília, com 0,57%.

Fonte: Zero Hora