Presidente do Sindec-POA representa OIT e trabalhadores no Fórum Nacional sobre Trabalho Decente

Evento acontece nesta quinta e sexta-feira em Brasília.

O presidente do Sindec/Porto Alegre, Nilton Neco, e o diretor Jefferson Tiego viajaram hoje para Brasília, onde vão debater Trabalho Decente no  Fórum Nacional Trabalho Decente para os Jovens: Fortalecendo a Agenda Nacional de Trabalho Decente para a Juventude. O Ministério do Trabalho e Emprego, a Secretaria-Geral da Presidência da República e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) realizam o evento nos dias 3 e 4 de maio. A abertura será na quinta-feira (3), às 10h, no auditório do Anexo I do Palácio do Planalto.

Neco representa a bancada dos trabalhadores no Conselho de Administração da OIT e Tiego é secretário nacional de Juventude da Força Sindical. Ambos dominam o assunto e vão contribuir no debate.

O Fórum vai reunir cerca de 70 participantes, entre representantes do governo, de empregadores e trabalhadores, além de organizações juvenis, com o objetivo de aprofundar as discussões sobre o tema, criando um espaço de reflexão conjunta sobre o fortalecimento da Agenda Nacional de Trabalho Decente para a Juventude, criada após um rico processo de diálogo social tripartite.

O evento integra um conjunto de iniciativas que estão sendo organizadas pela OIT e seus parceiros em mais de 50 países com o objetivo de chamar a atenção para os déficits de trabalho decente enfrentados pelos jovens e buscar soluções efetivas para o problema. Os resultados desses eventos servirão de subsídios para duas importantes agendas que serão realizadas em Genebra (Suiça): o Fórum Mundial de Emprego Juvenil, nos dias 23 e 24 de maio, e a 101ª Reunião da Conferência Internacional do Trabalho, que acontece no mês de junho,a 101ª Reunião da Conferência Internacional do Trabalho, que acontece no mês de junho, na qual o desafio do emprego juvenil será um dos temas em destaque.

O conceito de trabalho decente foi criado em 1999 pela OIT. De acordo com a Organização, é considerado decente todo o trabalho produtivo e adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade de organização sindical e negociação coletiva, equidade e segurança, sem qualquer forma de discriminação e capaz de assegurar uma vida digna.

É importante ressaltar que os jovens de 15 a 29 anos representam 27% da população mundial (1,8 bilhão) e vivem, em sua maioria, nos países em desenvolvimento, onde enfrentam sérios problemas de desemprego. No Brasil são mais de 53 milhões de brasileiros e brasileiras nessa faixa etária, o que corresponde a 28,8% da população.

Fonte: Assessoria Sindec-POA com informações do MTE.