Presidente do Sindec-POA participa de reunião da UNI-Global com setores do comércio e serviço da Força Sindical
Gabriella Oliveira

O encontro ocorreu na última terça-feira, 8 de outubro, em São Paulo.

Na última terça-feira, 8 de outubro, aconteceu em São Paulo, reunião da UNI-GLOBAL, com os setores de comércio  e serviço filiados à Força Sindical. O encontro contou com a presença do secretario Geral da UNI Mundial, Philip Jannings, Secretária Geral da UNI-Americas, Adriana Rosenzvaig e Responsável da UNI mundial para o setor Bancário,Marcio com a participação do Secretário Nacional de Relações Internacionais da Força Sindical e Presidente do Sindec-POA, Nilton Neco.

O encontro acontece as véspera da Congresso Mundial da UNI-Comércio, que acontecerá de 09 a 11 de outubro, em Buenos Aires, Argentina. Durante a reunião ouve intercâmbio sobre o contexto e conjuntura brasileira, e debate sobre as ações e fortalecimento dos setores da Força Sindical filiados a UNI-Mundial e Regional.

Philip, falou sobre os importantes encontros e contatos no Brasil, com o ex-presidente, LULA, Guy Ryder, Diretor Geral da OIT, Victor Baéz, Secretario Geral da CSA, e com o comitê de enlace da UNI no Brasil que envolve as Centrais Força Sindical, CUT e UGT. Informou sobre as dificuldades que vem enfrentando os trabalhadores do setor Bancário, telecomunicações e comércio a nível mundial, e em particular os problemas nas negociações coletivas no Brasil onde os patrões esta sendo muito intransigentes.

"Os problemas na telefônica, Santander, HSBC, America móvel, são indicativos claros de que temos de fortalecer a nossa luta em fovor dos trabalhadores", disse Philip.

Nilton Neco, deu um quadro positivo do contexto e conjuntura brasileira,destacando a manutenção do emprego e os programas sociais, porém demonstrando preocupação com relação ao diálogo social, a perspectiva da econômia e política em nosso pais. "Temos muitos desafios pela frente, e certamente iremos precisar do apoio e solidariedade da UNI, e do sindicalismo internacional", disse Neco.

Voltar pro topo