Presidente do Sindec-POA participa de reunião da UNI-Global com setores do comércio e serviço da Força Sindical
por Gabriella Oliveira | O encontro ocorreu na última terça-feira, 8 de outubro, em São Paulo.
Na última terça-feira, 8 de outubro, aconteceu em São Paulo, reunião da UNI-GLOBAL, com os setores de comércio e serviço filiados à Força Sindical. O encontro contou com a presença do secretario Geral da UNI Mundial, Philip Jannings, Secretária Geral da UNI-Americas, Adriana Rosenzvaig e Responsável da UNI mundial para o setor Bancário,Marcio com a participação do Secretário Nacional de Relações Internacionais da Força Sindical e Presidente do Sindec-POA, Nilton Neco.
O encontro acontece as véspera da Congresso Mundial da UNI-Comércio, que acontecerá de 09 a 11 de outubro, em Buenos Aires, Argentina. Durante a reunião ouve intercâmbio sobre o contexto e conjuntura brasileira, e debate sobre as ações e fortalecimento dos setores da Força Sindical filiados a UNI-Mundial e Regional.
Philip, falou sobre os importantes encontros e contatos no Brasil, com o ex-presidente, LULA, Guy Ryder, Diretor Geral da OIT, Victor Baéz, Secretario Geral da CSA, e com o comitê de enlace da UNI no Brasil que envolve as Centrais Força Sindical, CUT e UGT. Informou sobre as dificuldades que vem enfrentando os trabalhadores do setor Bancário, telecomunicações e comércio a nível mundial, e em particular os problemas nas negociações coletivas no Brasil onde os patrões esta sendo muito intransigentes.
Os problemas na telefônica, Santander, HSBC, America móvel, são indicativos claros de que temos de fortalecer a nossa luta em fovor dos trabalhadores", disse Philip.
Nilton Neco, deu um quadro positivo do contexto e conjuntura brasileira,destacando a manutenção do emprego e os programas sociais, porém demonstrando preocupação com relação ao diálogo social, a perspectiva da econômia e política em nosso pais. "Temos muitos desafios pela frente, e certamente iremos precisar do apoio e solidariedade da UNI, e do sindicalismo internacional", disse Neco.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.