Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Presidente do Sindec-POA participa da 101 Conferência Internacional do Trabalho
por Jousi Quevedo |
O presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, está em Genebra, na Suíça, onde participa da 101ª Conferência Internacional do Trabalho. Neco, que também é secretário de Relações Internacionais da Força Sindical e membro do Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho (OIT), está reunido nesta sexta-feira (1º), com as delegações latino-americana e caribenha.
O evento, que iniciou no último dia 30 e que se estende até o próximo dia 15 de junho, tem entre os principais itens da pauta os debates sobre aplicação global de convenções e recomendações da OIT, piso de proteção social, desemprego entre os jovens, princípios e direitos fundamentais no trabalho e justiça social para uma globalização equitativa.
A OIT visa promover no mundo todo oportunidades para que homens e mulheres possam ter acesso a um trabalho decente e produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.