
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Encerrando os painéis do 7º Congresso Estadual da Força Sindical-RS, o Secretário Nacional de Relações Internacionais da Central, também presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto alegre, Nilton Neco, falou sobre "A política internacional da Força Sindical; Conjuntura Internacional e o Trabalho Decente".
Coordenando os trabalhos, fizeram parte do debate o Presidente do Senalba-RS e Diretor da Força Sindical-RS, Antonio Johann e a representante do Sindinap e Conselho do Idoso, Estela da Silva.
Johann expressou a sua satisfação em participar do painel na companhia do Secretário Nilton Neco, reiterando que Neco tem sido motivo de orgulho para o movimento sindical.
No início, a Força Sindical era praticamente desconhecida. Após um trabalho que vem sendo desenvolvido há seis anos pelo Neco, ele conseguiu transformar a visão que os sindicatos do mundo inteiro tinham da Força. Ele levou a Força sindical para todos os cantos do mundo", disse.
Neco saudou a todos os participantes e explicou que a motivação em falar do tema, se deu pelo fato de que este ano a política internacional da Central será tema inédito de debates do Congresso Nacional. Ao longo dos últimos meses, o secretário vem participando dos congressos da Força em vários estados brasileiros, expondo questões importantes sobre a conjuntura internacional.
É muito positivo ver a Central organizada em outros estados do Brasil e saber que isso tem servido de exemplo em âmbito internacional. Começamos com o pensamento pequeno e fomos avançando conforme a possibilidade de trabalho. Temos que investir para construir e investir forte em uma politica internacional.", afirmou Neco.
Hoje a Força ocupa cargo na Confederação Sindical Internacional, Confederação Sindical das Américas, Organização Internacional do Trabalho e tem participado ativamente do Conselho de Imigração. "Estamos trabalhando para dar um salto na qualidade da nossa política internacional, propondo a criação de um instituto de formação e cooperação internacional, para conseguirmos avançar muito mais", disse o Presidente.
A representante do Sindinap, Estela da Silva, disse em suas considerações que "é muito válido se espelhar em bons exemplos internacionais para aplicar nas nossas políticas e fazer mais pelo nosso país".
O Secretário de Trabalho e Emprego de Porto Alegre, Pompeo de Matos, prestigiou o painel e disse que o evento é a marca dos trabalhadores e do sindicalismo gaúcho e brasileiro. "Temos uma luta em comum pela qualificação profissional, mais empregos, menos impostos e força do trabalho decente", concluiu.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).