Presidente do Sindec-POA ministra palestra no Congresso da Força Sindical-RS
Gabriella Oliveira

Neco falou sobre a política internacional da Força Sindical; Conjuntura Internacional e o Trabalho Decente.

Encerrando os painéis do 7º Congresso Estadual da Força Sindical-RS, o Secretário Nacional de Relações Internacionais da Central, também presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto alegre, Nilton Neco, falou sobre “A política internacional da Força Sindical; Conjuntura Internacional e o Trabalho Decente”.

Coordenando os trabalhos, fizeram parte do debate o Presidente do Senalba-RS e Diretor da Força Sindical-RS, Antonio Johann e a representante do Sindinap e Conselho do Idoso, Estela da Silva.

Johann expressou a sua satisfação em participar do painel na companhia do Secretário Nilton Neco, reiterando que Neco tem sido motivo de orgulho para o movimento sindical.

“No início, a Força Sindical era praticamente desconhecida. Após um trabalho que vem sendo desenvolvido há seis anos pelo Neco, ele conseguiu transformar a visão que os sindicatos do mundo inteiro tinham da Força. Ele levou a Força sindical para todos os cantos do mundo”, disse.

Neco saudou a todos os participantes e explicou que a motivação em falar do tema, se deu pelo fato de que este ano a política internacional da Central será tema inédito de debates do Congresso Nacional. Ao longo dos últimos meses, o secretário vem participando dos congressos da Força em vários estados brasileiros, expondo questões importantes sobre a conjuntura internacional.

“É muito positivo ver a Central organizada em outros estados do Brasil e saber que isso tem servido de exemplo em âmbito internacional. Começamos com o pensamento pequeno e fomos avançando conforme a possibilidade de trabalho. Temos que investir para construir e investir forte em uma politica internacional.”, afirmou Neco.

Hoje a Força ocupa cargo na Confederação Sindical Internacional, Confederação Sindical das Américas, Organização Internacional do Trabalho e tem participado ativamente do Conselho de Imigração. “Estamos trabalhando para dar um salto na qualidade da nossa política internacional, propondo a criação de um instituto de formação e cooperação internacional, para conseguirmos avançar muito mais”, disse o Presidente.

A representante do Sindinap, Estela da Silva, disse em suas considerações que “é muito válido se espelhar em bons exemplos internacionais para aplicar nas nossas políticas e fazer mais pelo nosso país”.

O Secretário de Trabalho e Emprego de Porto Alegre, Pompeo de Matos, prestigiou  o painel e disse que o evento é a marca dos trabalhadores e do sindicalismo gaúcho e brasileiro.  “Temos uma luta em comum pela qualificação profissional, mais empregos, menos impostos e força do trabalho decente”, concluiu.