Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Presentes alternativos aumentam vagas de temporários na Páscoa em Porto Alegre
por Jousi Quevedo |
A Páscoa pode ser uma boa opção de entrada ou volta para o mercado de trabalho. Há uma boa expectativa com o volume de contratação por parte dos lojistas. O período já não é mais visto apenas como uma oportunidade de vender chocolates e outros tipos de doces. Nos últimos anos o comércio vem apostando em presentes alternativos como presente de Páscoa, e isso, consequentemente, reflete no mercado de trabalho.
O ramo de confecções vem crescendo a cada ano como opção de presentes e, de acordo com o presidente da CDL Porto Alegre, Gustavo Schifino, "os lojistas têm usado o período da Páscoa como uma boa oportunidade de venda, o que é bastante interessante, porque se tem investido, nos últimos anos, justamente na migração do chocolate para o vestuário", afirma.
Neste período de Páscoa serão oferecidas duas mil vagas temporárias e a expectativa é de que metade se torne efetiva. A média de idade dos contratados é de 18 anos, portanto, para a maioria, será o primeiro emprego no mercado de trabalho. Isso demonstra o interesse dos lojistas de Porto Alegre com o ingresso dos jovens no ramo varejista.
Schifino acredita na efetivação de muitos que terão uma oportunidade de trabalho, já que o varejo está com vagas abertas e busca bons profissionais. "Posso garantir que tem possibilidade da continuidade no emprego, pois depende do quanto cada funcionário vai demonstrar a sua capacidade e a sua vontade de seguir na empresa. Então é muito mais que um serviço temporário, é uma grande oportunidade para aparecer na empresa e ficar.", ressalta.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.