Funcionamento do comércio no final de ano
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.
A Páscoa pode ser uma boa opção de entrada ou volta para o mercado de trabalho. Há uma boa expectativa com o volume de contratação por parte dos lojistas. O período já não é mais visto apenas como uma oportunidade de vender chocolates e outros tipos de doces. Nos últimos anos o comércio vem apostando em presentes alternativos como presente de Páscoa, e isso, consequentemente, reflete no mercado de trabalho.
O ramo de confecções vem crescendo a cada ano como opção de presentes e, de acordo com o presidente da CDL Porto Alegre, Gustavo Schifino, "os lojistas têm usado o período da Páscoa como uma boa oportunidade de venda, o que é bastante interessante, porque se tem investido, nos últimos anos, justamente na migração do chocolate para o vestuário", afirma.
Neste período de Páscoa serão oferecidas duas mil vagas temporárias e a expectativa é de que metade se torne efetiva. A média de idade dos contratados é de 18 anos, portanto, para a maioria, será o primeiro emprego no mercado de trabalho. Isso demonstra o interesse dos lojistas de Porto Alegre com o ingresso dos jovens no ramo varejista.
Schifino acredita na efetivação de muitos que terão uma oportunidade de trabalho, já que o varejo está com vagas abertas e busca bons profissionais. "Posso garantir que tem possibilidade da continuidade no emprego, pois depende do quanto cada funcionário vai demonstrar a sua capacidade e a sua vontade de seguir na empresa. Então é muito mais que um serviço temporário, é uma grande oportunidade para aparecer na empresa e ficar.", ressalta.
Fonte: CDL Porto Alegre
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
O ato contou com a participação da categoria que aprovou por unanimidade a previsão do orçamento.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.
Na próxima quinta-feira (28) o Sindec vai realizar a Assembleia de Previsão para o orçamento de 2025.
Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.
Novos pisos salariais da categoria reajustados com o índice de 5,65%, vigentes a partir da data de 01/11/2024.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.