
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Um acordo formalizado nesta segunda-feira entre a prefeitura de Porto Alegre e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), deve permitir maior agilidade na confecção da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Essa é a expectativa do secretário municipal de Trabalho e Emprego, Pompeo de Mattos. Segundo ele, o objetivo da parceria é reduzir inicialmente de 15 para 10 dias úteis o período de entrega do documento. A longo prazo, a ideia é diminuir esse tempo ainda mais, chegando a apenas 5 dias úteis.
Com a parceria, quatro funcionários do Sine Municipal, localizado na esquina das avenidas Sepúlveda e Mauá, no centro, serão destinados a auxiliar na confecção do documento. Eles vão coletar os dados dos trabalhadores que buscarem o serviço diretamente no Sine Municipal. "Queremos dar mais tranquilidade e qualidade no serviço oferecido aos trabalhadores", destacou. "Mesma parceria já existe com o Sine Estadual e outras 250 prefeituras gaúchas", afirmou o superintendente regional do Trabalho e Emprego, Cláudio Luís Corrêa da Silva. Ele lembrou que o maior volume de documentos é produzido para moradores de Porto Alegre.
Segundo dados do ano passado, foram confeccionadas 325 mil CTPS no Rio Grande do Sul. Por mês, são 27 mil, dos quais 5,5 mil em Porto Alegre. O superintendente observou que a demora na na entrega do documento se deve ao quadro funcional limitado da SRTE. "Sabemos que quanto mais rápido o trabalhador estiver com a carteira maiores serão as chances de ingressar no mercado de trabalho e conquistar o primeiro emprego", afirmou. A jovem Ana Carolina de Oliveira está em busca do primeiro emprego e, ontem, foi uma das primeiras a encaminhar o documento no Sine Municipal.
Fonte: Correio do Povo

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).