Preços voltam a crescer, e Porto Alegre tem a maior inflação semanal do Brasil pela terceira semana consecutiva
por Gabriella Oliveira | Passagens de avião, bergamota e alimentos congelados tiveram influência no cálculo geral.
Pela terceira semana consecutiva, Porto Alegre teve a maior inflação semanal do Brasil. O Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostrou que a capital gaúcha chegou à variação de 1,01% na primeira semana de dezembro – na semana anterior, havia sido de 0,85%.
O índice porto-alegrense é 0,29 ponto percentual maior que a média brasileira e o único entre as capitais pesquisadas que ultrapassa 1 ponto percentual. Das oito classes de despesas pesquisadas em Porto Alegre, seis registraram aumento em seus preços: alimentação, habitação, transportes, despesas diversas, comunicação e educação.
O grupo de gastos que mais pesou no bolso do consumidor porto-alegrense, porém, foi o vestuário (com inflação semanal de 1,66%). A pesquisa detalhada, que mostra a inflação semanal em produtos específicos, mostra que os gastos que mais tiveram aumento na primeira semana de dezembro foram as passagens aéreas, com 24,48% de aumento, alimentos preparados e congelados de aves (11,61%) e bergamota (14,98%). A fruta já havia sido a vilã da terceira semana de novembro.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.