Área econômica de interesse da categoria.

Navegação principal do site

Preços voltam a crescer, e Porto Alegre tem a maior inflação semanal do Brasil pela terceira semana consecutiva

por |
Passagens de avião, bergamota e alimentos congelados tiveram influência no cálculo geral.

Pela terceira semana consecutiva, Porto Alegre teve a maior inflação semanal do Brasil. O Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostrou que a capital gaúcha chegou à variação de 1,01% na primeira semana de dezembro – na semana anterior, havia sido de 0,85%.

O índice porto-alegrense é 0,29 ponto percentual maior que a média brasileira e o único entre as capitais pesquisadas que ultrapassa 1 ponto percentual. Das oito classes de despesas pesquisadas em Porto Alegre, seis registraram aumento em seus preços: alimentação, habitação, transportes, despesas diversas, comunicação e educação.

O grupo de gastos que mais pesou no bolso do consumidor porto-alegrense, porém, foi o vestuário (com inflação semanal de 1,66%). A pesquisa detalhada, que mostra a inflação semanal em produtos específicos, mostra que os gastos que mais tiveram aumento na primeira semana de dezembro foram as passagens aéreas, com 24,48% de aumento, alimentos preparados e congelados de aves (11,61%) e bergamota (14,98%). A fruta já havia sido a vilã da terceira semana de novembro.

Fonte: Zero Hora

Notícias

Proteger os sindicatos é proteger o trabalhador

Ataques aos sindicatos são sempre inerentes à economia de mercado. É importante destacar que eles são mais intensos nos momentos de avanço do liberalismo e do neoliberalismo – pós-década de 1970 – impulsionados pela direita ou extrema direita, o que mostra a dimensão política desse movimento. Na história do Brasil, esse movimento se repetiu algumas vezes:

Carregando as notícias