"Precisamos da unidade dos trabalhadores e do sindicalismo internacional para juntos contribuirmos na solução da crise",diz Neco
por Régis Araújo | Nilton Souza NECO, Secretário de Relações Internacionais da Forca Sindical, Secretário-geral da Alternativa Democrática Sindical e Presidente do Sindec-POA participa da reunião do Conselho Geral da CSI (Confederação Sindical Internacional).
São debatidos no Conselho assuntos relevantes para os trabalhadores e o movimento sindical, como os relatórios sobre a situação de cada continente, novas frentes e prioridades da CSI, entre elas a organização do Congresso Mundial da CSI para 2018.
A sociedade, os trabalhadores e o movimento sindical passam por um momento muito difícil, devido a onda de ataque aos direitos e a organização sindical no Brasil e no mundo. As impopulares e agressivas reformas no Brasil, a crise política, social e humanitária na Venezuela, as guerras e a grave crise de imigração são apenas exemplos da gravidade do contexto e a conjuntura que estamos atravessando com um custo altíssimo para os trabalhadores e o sindicalismo", disse Neco.
A Força Sindical, considera inaceitável, arbitrária e autoritária a decisão do Conselho Geral da CSI que suspendeu 10 importantes Centrais Sindicais das Américas, incluindo a Forca Sindical.
As Centrais Sindicais agora suspensas na CSI, se desfilaram em 2016 da CSA (Confederação Sindical de Trabalhadores/as das Américas) devido a desastrosa política sindical e administrativa desenvolvida por essa entidade nas Américas, entre elas o sectarismo, autoritarismo, falta de transparência e vínculos seletivo com Governos. Como as 10 entidades Sindicais não concordavam com todas as políticas da CSA, foram submetidas a um processo de sufocamento e asfixiamento político que comprometeu gravemente o processo unitário forçando assim, a saída destas organizações do Congresso da CSA realizado em abril de 2016.
O Secretariado da CSI produziu um relatório mentiroso totalmente fora da realidade do processo sindical e político das Américas, e fez uma interpretação fantasiosa dos Estatutos da CSI que lhe permitisse articular seus argumentos junto a maioria do Conselho Geral para enquadrar e suspender as 10 organizações que jamais violaram os Estatutos nem atuaram contra os interesse da CSI, como foi informado aqui em Bruxelas.
Nesse sentido, condenamos qualquer postura de sectarismos, ódio e autoritarismo de alguns setores sindicais internacionais. Desde sua fundação a Forca Sindical tem se caracterizado pela defesa dos direitos dos trabalhadores, a Democracia, a unidade, o internacionalismo e a solidariedade entre os trabalhadores (as) do mundo. Portanto a nossa posição continuara firme para fortalecer o diálogo e a unidade dos trabalhadores e do sindicalismo internacional, para que juntos possamos contribuir na solução da crise", concluiu, Neco.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.