"Precisamos da unidade dos trabalhadores e do sindicalismo internacional para juntos contribuirmos na solução da crise",diz Neco
por Régis Araújo | Nilton Souza NECO, Secretário de Relações Internacionais da Forca Sindical, Secretário-geral da Alternativa Democrática Sindical e Presidente do Sindec-POA participa da reunião do Conselho Geral da CSI (Confederação Sindical Internacional).
São debatidos no Conselho assuntos relevantes para os trabalhadores e o movimento sindical, como os relatórios sobre a situação de cada continente, novas frentes e prioridades da CSI, entre elas a organização do Congresso Mundial da CSI para 2018.
A sociedade, os trabalhadores e o movimento sindical passam por um momento muito difícil, devido a onda de ataque aos direitos e a organização sindical no Brasil e no mundo. As impopulares e agressivas reformas no Brasil, a crise política, social e humanitária na Venezuela, as guerras e a grave crise de imigração são apenas exemplos da gravidade do contexto e a conjuntura que estamos atravessando com um custo altíssimo para os trabalhadores e o sindicalismo", disse Neco.
A Força Sindical, considera inaceitável, arbitrária e autoritária a decisão do Conselho Geral da CSI que suspendeu 10 importantes Centrais Sindicais das Américas, incluindo a Forca Sindical.
As Centrais Sindicais agora suspensas na CSI, se desfilaram em 2016 da CSA (Confederação Sindical de Trabalhadores/as das Américas) devido a desastrosa política sindical e administrativa desenvolvida por essa entidade nas Américas, entre elas o sectarismo, autoritarismo, falta de transparência e vínculos seletivo com Governos. Como as 10 entidades Sindicais não concordavam com todas as políticas da CSA, foram submetidas a um processo de sufocamento e asfixiamento político que comprometeu gravemente o processo unitário forçando assim, a saída destas organizações do Congresso da CSA realizado em abril de 2016.
O Secretariado da CSI produziu um relatório mentiroso totalmente fora da realidade do processo sindical e político das Américas, e fez uma interpretação fantasiosa dos Estatutos da CSI que lhe permitisse articular seus argumentos junto a maioria do Conselho Geral para enquadrar e suspender as 10 organizações que jamais violaram os Estatutos nem atuaram contra os interesse da CSI, como foi informado aqui em Bruxelas.
Nesse sentido, condenamos qualquer postura de sectarismos, ódio e autoritarismo de alguns setores sindicais internacionais. Desde sua fundação a Forca Sindical tem se caracterizado pela defesa dos direitos dos trabalhadores, a Democracia, a unidade, o internacionalismo e a solidariedade entre os trabalhadores (as) do mundo. Portanto a nossa posição continuara firme para fortalecer o diálogo e a unidade dos trabalhadores e do sindicalismo internacional, para que juntos possamos contribuir na solução da crise", concluiu, Neco.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.