Poupança muda a partir de hoje para novos depósitos
Jousi Quevedo

Só os novos depósitos terão seus rendimentos calculados, com base em 70% da Selic, mais TR.

O rendimento da caderneta de poupança ganha cara nova a partir desta sexta-feira (4). O ganho da aplicação financeira mais popular do País passará a ser um porcentual da taxa básica de juros e não mais um valor fixo. A mudança não afetará as poupanças antigas, apenas as que forem abertas agora ou novos depósitos nas contas já existentes.

A medida - segundo o Banco Central - abrirá espaço para continuar a redução dos juros como defende a presidenta Dilma Rousseff.

Pela nova regra de remuneração, o dinheiro depositado na poupança será corrigido mensalmente pelo equivalente a 70% da taxa básica de juros mais a variação da Taxa Referencial (TR). Isso valerá sempre que a Selic estiver em 8,50% ao ano ou em patamar menor.

Se a taxa estiver acima disso, o rendimento continuará sendo o atual: 0,5% ao mês mais a variação da TR. A nova fórmula de remuneração das cadernetas foi aprovada ontem pela presidente Dilma, depois de uma longa reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, no Palácio da Alvorada.

Na avaliação do titular da Fazenda, a mudança na caderneta deve ser entendida como uma "reforma estruturante", que irá reduzir os entraves para a queda da taxa básica de juros. Como a remuneração atual da poupança é fixa, o juro pago ao poupador acaba servindo como um piso para a Selic, que atualmente está em 9% ao ano. Pelas regras vigentes, a poupança paga hoje o equivalente a 6,17% por ano.

Preste atenção:

Só os novos depósitos terão seus rendimentos calculados, com base em 70% da Selic, mais TR. O rendimento só será menor quando a Selic, hoje em 9% ao ano, for igual a 8,5%. O novo cálculo passa a valer para depósitos a partir de hoje tanto para contas novas quanto para as antigas.

Fonte: Espaço Vital e Jornal Metro

Voltar pro topo