Posse da Diretoria do Sindec/Porto Alegre demonstra a força da categoria na cidade

A solenidade de posse da Diretoria do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre ocorreu nesta terça-feira, dia 30 de outubro de 2012, na sede do Centro da entidade. Integraram o ato sindicalistas de municípios do interior do Rio Grande do Sul, além de liderança sindical do centro do país.

A posse do Sindec/Porto Alegre para o quadriênio 2012-2016 começou com um gosto especial, ao entrar para a história da entidade e da cidade depois de décadas de ausência de um comerciário no Legislativo Municipal. Clàudio Janta, secretário-geral do Sindec e comerciário oriundo de base, foi eleito com mais de 10 mil votos e assume como vereador em 2013.

“Este é um momento importante para a nossa categoria que vem nos últimos anos num crescente. Somos hoje em torno de 116 mil trabalhadores na Capital, o que demonstra que o Sindec, junto com a categoria e a Diretoria, influencia os rumos de nossa cidade para além da vida do comerciário. Foi desta maneira que elegemos o Janta como oitavo vereador mais bem votado de Porto Alegre e o segundo mais votado entre os novos nomes no Legislativo de nossa cidade neste ano”, celebrou o presidente do Sindec-POA reeleito, Nilton Souza Neco.

Dirigindo-se aos novos membros da diretoria, com quadros sindicais renovados, Neco destacou que os integrantes “terão espaço político, sindical e treinamento para que possam crescer no movimento sindical e como pessoa, com oportunidade para os que estão chegando” e se agregam à luta dos trabalhadores.

O ato de posse da Diretoria contou com a entrega da carteirinha do Sindec-POA pelo secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Juruna, a cada um dos integrantes. “O trabalhador só é melhor porque existe o seu sindicato e conta com pessoas que se dedicam à entidade”, lembrou.

Em resposta, o secretário-geral do Sindec e futuro vereador, Clàudio Janta, apontou para a carteirinha que todos os integrantes empossados receberam e afirmou: “Nossa categoria tem um vereador na Câmara de Porto Alegre. Temos lutado muito neste sindicato e vamos lutar muito no Legislativo para abrir os postos de saúde municipais que fecham. No próximo feriado, dia 2/11, vão fechar quinta-feira, às 17h, e vão abrir só segunda-feira. Quando os comerciários saem das lojas e chegam em casa e alguém está doente, como fica? Se procuram atendimento, têm que enfrentar filas nos hospitais e quarar numa emergência, enquanto muitos problemas poderiam ser resolvidos no posto de saúde”, declarou Janta, mencionando uma de suas principais bandeiras da campanha política ao afirmar que a abertura dos postos de saúde 24 horas será uma prioridade de sua trajetória no Legislativo municipal, assim como o transporte coletivo na cidade. Estes são temas que habitam a agenda sindical do Trabalho Decente.

“Queremos acessibilidade e Trabalho Decente, não se pode perder uma hora e meia, duas horas para chegar em casa, sofrer um acidente e sequer preencher uma CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) porque não entendem que se perde muito tempo no deslocamento de casa para o trabalho e do trabalho para casa”, complementou Janta.

Ivone Simas, presidente Sindicato dos Empregados no Comércio de Guaíba e secretária-geral da Fetracos, ressaltou o empenho em defesa dos direitos da categoria. “Diariamente agimos em meio a reivindicações e problemas cotidianos e é preciso coragem para lutar pela categoria, falo isso em nome das mulheres comerciárias”, declarou a sindicalista, presente na mesa.

Nesta linha, o superintendente regional do Trabalho, Claudio Correa, ressaltou que os comerciários tem um espaço especial na sua atuação no Ministério do Trabalho. “O MTE é mais um braço de luta para os comerciários e a parceria dos sindicalistas não deve desviar do que é fundamental: a luta por melhores condições de trabalho na sociedade de hoje”, disse, também frisando o avanço para a categoria ao conquistar representação na Câmara de Vereadores.

A categoria dos comerciários de Porto Alegre integra, pela produção de seu trabalho no comércio e serviços, 16% do PIB de Porto Alegre.

Texto: Josemari Quevedo

Imagens: Daiana Rodrigues