
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

No período de 26 a 31 de novembro acontece em Porto Alegre, o Fórum Mundial pelo Estado da Palestina. A Força Sindical-RS irá participar no intuito de defender a luta histórica do povo palestino, pelo reconhecimento do seu Estado, mas também reconhecendo a importância da existência de Israel. Da central estarão participando do evento os diretores Lélio Falcão, Marcelo Avencurt Furtado e Toninho, da Federação dos Comerciários de São Paulo.
No dia 29, às 17h, será realizada a marcha de abertura pelo centro de Porto Alegre, com saída em frente à Prefeitura Municipal e caminhada até a Usina do Gasômetro.
De acordo com o Secretário Nacional de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, a central participa desta mobilização apoiando a luta do povo palestino pelo reconhecimento do seu Estado.
Segundo o secretário, a ideia da central é trazer a visão de que os dois povos possam viver harmonicamente e o Estado da Palestina ser reconhecido pela ONU como Estado, fazer parte das Nações Unidas e o povo poder viver tranquilamente na região.
Já no dia 30, a Força Sindical-RS vai participar de uma oficina às 16h no mezanino do Gasômetro. No local será realizada uma plenária para a Criação do Estado da Palestina Já e estarão presentes o embaixador da Palestina, autoridades e os representantes das centrais.

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).