Porto Alegre sedia Fórum Mundial pelo Estado da Palestina Já. Dirigentes da Força Sindical participam do evento.
por Jousi Quevedo | No dia 29, às 17h, será realizada a marcha de abertura pelo centro de Porto Alegre, com concentração em frente à Prefeitura Municipal.
No período de 26 a 31 de novembro acontece em Porto Alegre, o Fórum Mundial pelo Estado da Palestina. A Força Sindical-RS irá participar no intuito de defender a luta histórica do povo palestino, pelo reconhecimento do seu Estado, mas também reconhecendo a importância da existência de Israel. Da central estarão participando do evento os diretores Lélio Falcão, Marcelo Avencurt Furtado e Toninho, da Federação dos Comerciários de São Paulo.
No dia 29, às 17h, será realizada a marcha de abertura pelo centro de Porto Alegre, com saída em frente à Prefeitura Municipal e caminhada até a Usina do Gasômetro.
De acordo com o Secretário Nacional de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, a central participa desta mobilização apoiando a luta do povo palestino pelo reconhecimento do seu Estado.
Nós somos do grupo que defende a criação do Estado da Palestina para conviver pacificamente com o Estado de Israel. Defendemos a convivência pacífica entre os dois povos e há possibilidade disso, desde que o mundo todo se volte no sentido de ajudar a buscar a paz na região – destaca Neco.
Segundo o secretário, a ideia da central é trazer a visão de que os dois povos possam viver harmonicamente e o Estado da Palestina ser reconhecido pela ONU como Estado, fazer parte das Nações Unidas e o povo poder viver tranquilamente na região.
Já no dia 30, a Força Sindical-RS vai participar de uma oficina às 16h no mezanino do Gasômetro. No local será realizada uma plenária para a Criação do Estado da Palestina Já e estarão presentes o embaixador da Palestina, autoridades e os representantes das centrais.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.