Porto Alegre sedia Fórum Mundial pelo Estado da Palestina Já. Dirigentes da Força Sindical participam do evento.
por Jousi Quevedo | No dia 29, às 17h, será realizada a marcha de abertura pelo centro de Porto Alegre, com concentração em frente à Prefeitura Municipal.
No período de 26 a 31 de novembro acontece em Porto Alegre, o Fórum Mundial pelo Estado da Palestina. A Força Sindical-RS irá participar no intuito de defender a luta histórica do povo palestino, pelo reconhecimento do seu Estado, mas também reconhecendo a importância da existência de Israel. Da central estarão participando do evento os diretores Lélio Falcão, Marcelo Avencurt Furtado e Toninho, da Federação dos Comerciários de São Paulo.
No dia 29, às 17h, será realizada a marcha de abertura pelo centro de Porto Alegre, com saída em frente à Prefeitura Municipal e caminhada até a Usina do Gasômetro.
De acordo com o Secretário Nacional de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, a central participa desta mobilização apoiando a luta do povo palestino pelo reconhecimento do seu Estado.
Nós somos do grupo que defende a criação do Estado da Palestina para conviver pacificamente com o Estado de Israel. Defendemos a convivência pacífica entre os dois povos e há possibilidade disso, desde que o mundo todo se volte no sentido de ajudar a buscar a paz na região – destaca Neco.
Segundo o secretário, a ideia da central é trazer a visão de que os dois povos possam viver harmonicamente e o Estado da Palestina ser reconhecido pela ONU como Estado, fazer parte das Nações Unidas e o povo poder viver tranquilamente na região.
Já no dia 30, a Força Sindical-RS vai participar de uma oficina às 16h no mezanino do Gasômetro. No local será realizada uma plenária para a Criação do Estado da Palestina Já e estarão presentes o embaixador da Palestina, autoridades e os representantes das centrais.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.