
Sindec percorre o comércio para a categoria votar na pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2025/2026
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A Capital gaúcha registrou a maior alta na inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) entre as sete localidades pesquisadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Da segunda para a terceira semana de julho, a taxa subiu 0,14 ponto percentual, ao passar de 0,09% para 0,23%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pela FGV.
Hortaliças e legumes ficaram 14% mais caras em Porto Alegre nos últimos 30 dias. Segundo a FGV, foram responsáveis por metade da inflação no período, que acelerou de 0,09% para 0,23% na última apuração.
O vilão é o tomate, que ficou 63% mais caro. Segundo o coordenador da FGV no Rio Grande do Sul, Marcio Mendes Silva, os motivos são o clima, que afetou a safra, e a redução da área plantada.
O que vem evitando alta maior da inflação é a queda nos preços dos móveis para residência. Em média, houve uma redução de 4,3% no último mês.Também foram observadas altas em Belo Horizonte (0,10 ponto percentual, ao passar de 0,15% para 0,25%), São Paulo (0,09 ponto percentual, ao passar de 0,17% para 0,26%), Recife (0,06 ponto percentual, ao passar de –0,03% para 0,03%) e Rio de Janeiro (0,05 ponto percentual, ao passar de 0,49% para 0,54%).
Apenas as cidades de Salvador e Brasília tiveram taxas de inflação menores. A capital federal teve redução de 0,13 ponto percentual (ao passar de 0,29% para 0,16%), enquanto a baiana teve uma queda de 0,01 ponto percentual (ao passar de 0,22% para 0,21%).
A média nacional do IPC-S na terceira semana do mês foi 0,28%, 0,06 ponto percentual acima da taxa da semana anterior.
Fonte: Correio do Povo e Rádio Gaúcha
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.
A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Presidente Nilton Neco participou de gravação para o programa do Portal Mostrando Pra Você.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.