Por unanimidade, Copom decide pela manutenção da Selic em 7,25% a.a.
Ligiane Brondani

A nota publicada no Banco Central ressalta que a estratégia mais adequada para trazer a inflação para a meta é a estabilidade dos juros por um período suficientemente prolongado.

Na reunião realizada nos dias 27 e 28 de novembro, o Comitê de Política Monetária (Copom), decidiu, por unanimidade, pela manutenção da taxa básica de juros (Selic) em 7,25% a.a., após dez quedas consecutivas. Desse modo, encerrou-se o ciclo de reduções nos juros que teve início em setembro de 2011 e levou a Selic de 12,50% para 7,25%, redução de 5,25 pontos percentuais.

Acerca dos determinantes para a manutenção dos juros, a nota publicada no Banco Central ressalta que, em decorrência da recuperação da atividade doméstica e da complexidade acerca do ambiente internacional, a estratégia mais adequada para trazer a inflação para a meta é a estabilidade dos juros por um período suficientemente prolongado.

A política monetária demora, em média, de 6 a 9 meses para impactar a economia. Dessa forma, não houve ainda o amadurecimento total dos efeitos da redução dos juros sobre a economia brasileira. Assim, em 2013 os efeitos acumulados da redução da taxa de juros sobre a atividade econômica podem gerar pressões inflacionárias que o BACEN evitará exacerbar através da manutenção da Selic ao longo de 2013.

Fonte: Fecomércio

Voltar pro topo