Política de trabalho e de qualificação é tema do segundo painel no III Congresso da Fetracos

Secretário do Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luis Augusto Lara palestrou para o público de sindicalistas presentes.

O segundo painel do III Congresso Estadual da Fetracos tratou sobre “Os Desafios da Qualificação Profissional dos Trabalhadores Gaúchos” com a palestra do secretário de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luis Augusto Lara, que ressaltou os termos de política do trabalho e da qualificação.

Porto Alegre tem 6,5% da população economicamente ativa desempregada, o que de acordo com Lara, é o menor número nos últimos 19 anos. O secretário levantou a questão da qualificação profissional no Estado.

• O Brasil está vivendo quase um pleno emprego, mas faltam pessoas com qualificação para ocupar as vagas. Há uma defasagem de qualificação e de cursos profissionalizantes no RS. A Fundação Gaúcha do Trabalho, nos últimos 8 anos, qualificou em torno de duas mil vagas pessoas por ano. Mas isso não significou nada para um Estado que vem avançando cada vez mais com as oportunidades para os trabalhadores e empresários – salienta.

Lara reconhece que não basta somente ter o curso de qualificação, mas deve-se pensar de acordo com a realidade do mercado de trabalho do município. Visto isso, o secretário comentou sobre o Plano Estadual de Qualificação Profissional. A implantação deste programa visa unir a oferta de acordo com a demanda. Cada um dos 150 maiores municípios do RS faz o pacto pelo emprego, expõe as vagas disponíveis e o governo fica encarregado da qualificação dos profissionais. “O grande desafio é o preenchimento das 68 mil vagas que teremos só em 2012” esclarece.

O secretário finalizou explicando que a regra agora é qualificar para incentivar a escolarização. “Boa parte dos cursos não exige mais segundo grau”.

Lara finaliza dizendo que “a participação das entidades sindicais no processo de mobilização do público que mais precisa se qualificar será fundamental".

O presidente da Fetracos Clàudio Janta agradeceu ao secretário pela palestra explicativa e técnica. “Agora cabe a nós dirigente sindicais exigir a aplicação dos programas profissionalizantes que o Governo oferece” finaliza o sindicalista.

O Congresso Estadual da Fetracos tem continuidade nesta quarta-feira. Confira a programação.

Dia 18/04/2012

9h - Plenária de Trabalho.

Temas:

Apresentação das delegações presentes

Palestras: * Atual conjuntura econômica no Estado e no País (Ricardo Franzoi- Diretor Técnico do DIEESE)

• A transição etária e os impactos no setor do comércio (Daniela Sandi – Economista do DIEESE)

09h50min – Debates

Leitura e discussão do Regimento Interno

Agenda programática da FETRACOS

Plano de Lutas

Conjuntura Estadual

Conjuntura Nacional

Regulamentação da profissão do comerciário

Segurança e Medicina do Trabalho