Política de trabalho e de qualificação é tema do segundo painel no III Congresso da Fetracos
por Jousi Quevedo | Secretário do Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luis Augusto Lara palestrou para o público de sindicalistas presentes.
O segundo painel do III Congresso Estadual da Fetracos tratou sobre "Os Desafios da Qualificação Profissional dos Trabalhadores Gaúchos" com a palestra do secretário de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luis Augusto Lara, que ressaltou os termos de política do trabalho e da qualificação.
Porto Alegre tem 6,5% da população economicamente ativa desempregada, o que de acordo com Lara, é o menor número nos últimos 19 anos. O secretário levantou a questão da qualificação profissional no Estado.
O Brasil está vivendo quase um pleno emprego, mas faltam pessoas com qualificação para ocupar as vagas. Há uma defasagem de qualificação e de cursos profissionalizantes no RS. A Fundação Gaúcha do Trabalho, nos últimos 8 anos, qualificou em torno de duas mil vagas pessoas por ano. Mas isso não significou nada para um Estado que vem avançando cada vez mais com as oportunidades para os trabalhadores e empresários – salienta.
Lara reconhece que não basta somente ter o curso de qualificação, mas deve-se pensar de acordo com a realidade do mercado de trabalho do município. Visto isso, o secretário comentou sobre o Plano Estadual de Qualificação Profissional. A implantação deste programa visa unir a oferta de acordo com a demanda. Cada um dos 150 maiores municípios do RS faz o pacto pelo emprego, expõe as vagas disponíveis e o governo fica encarregado da qualificação dos profissionais. "O grande desafio é o preenchimento das 68 mil vagas que teremos só em 2012" esclarece.
O secretário finalizou explicando que a regra agora é qualificar para incentivar a escolarização. "Boa parte dos cursos não exige mais segundo grau".
Lara finaliza dizendo que "a participação das entidades sindicais no processo de mobilização do público que mais precisa se qualificar será fundamental".
O presidente da Fetracos Clàudio Janta agradeceu ao secretário pela palestra explicativa e técnica. "Agora cabe a nós dirigente sindicais exigir a aplicação dos programas profissionalizantes que o Governo oferece" finaliza o sindicalista.
O Congresso Estadual da Fetracos tem continuidade nesta quarta-feira. Confira a programação.
Dia 18/04/2012
9h - Plenária de Trabalho.
Temas:
Apresentação das delegações presentes
Palestras: * Atual conjuntura econômica no Estado e no País (Ricardo Franzoi- Diretor Técnico do DIEESE)
A transição etária e os impactos no setor do comércio (Daniela Sandi – Economista do DIEESE)
09h50min – Debates
Leitura e discussão do Regimento Interno
Agenda programática da FETRACOS
Plano de Lutas
Conjuntura Estadual
Conjuntura Nacional
Regulamentação da profissão do comerciário
Segurança e Medicina do Trabalho
Rotatividade da mão obra no Setor do Comércio e Serviços
Eleições Municipais
11h - Debates e formação dos grupos de trabalho
12h - Encerramento dos trabalhos da manhã
14h - Início das atividades dos Grupos de Trabalhos
16h - Coffee Break
16h10min - Apresentação dos Trabalhos dos Grupos
17h - Plenária de Avaliação e de Encerramento
17h45min - Entrega de Certificados de participação
18h00 - Encerramento dos trabalhos do dia a partir das 20h
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.