Plenária final do Fórum Social Temático apresenta balanço positivo do evento

Participantes propõem que o Fórum torne-se um grande evento de sustentabilidade e elogiam a participação das centrais sindicais.

A plenária final do Fórum Social Mundial Temático, realizada hoje pela manhã na Usina do Gasômetro, reuniu os representantes dos mundos temáticos, representantes de movimentos sociais e entidades civis envolvidas na organização para uma  discussão acerca dos resultados do evento. A plenária teve como objetivo fazer uma avaliação geral do Fórum, com o intuito de elaborar uma Carta  que possibilite a continuidade do Fórum em Porto Alegre. A Carta será entregue durante o Fórum Social Mundial, que ocorre de 26 à 30 de março de 2013 na Tunísia.

Os participantes fizeram uma classificação positiva e produtiva do evento, propondo que o Fórum torne-se uma centro de discussão das questões de sustentabilidade. A participação das centrais sindicais na organização foi amplamente elogiada pelas contribuições e discussões que trouxe ao evento. Marcelo Furtado, diretor da Força Sindical-RS e Presidente do Instituto Girassol, declarou que a expectativa para a realização do Fórum em 2014 é muito grande, ressaltando que o desejo coletivo é que o evento contribua para a busca de um mundo melhor para todos.

Lélio Falcão - diretor de meio ambiente da Força Sindical-RS, presidente da Força Verde-RS  e Presidente do Instituto dos Amigos do Fórum Social Mundial  Porto Alegre, classificou o evento como positivo, com resultados bastante produtivos em suas atividades, mesmo com alguns percalços ocorridos no caminho - como a tragédia de Santa Maria, que resultou no cancelamento de parte da programação. Falcão declarou ainda que esta edição foi importante para comprovar que Porto Alegre tem total e plena condição de ser a sede oficial do evento.