Plenária Estadual da Força Sindical debate conjuntura política
por Gabriella Oliveira | Em questão estiveram os reflexos das Medidas Provisórias 664 e 665, que alteram o acesso a benefícios para trabalhadores.
Na última quarta-feira (dia 24) aconteceu no Hotel Embaixador, em Porto Alegre, a Plenária Estadual da Força Sindical, com foco na gravidade da conjuntura, nos campos político e econômico, com reflexos na vida dos trabalhadores. O encontro foi promovido entre as direções nacional e estadual da Força Sindical.
A Plenária reuniu sindicalistas gaúchos de diferentes regiões e ramos de atividade, além das presenças de João Carlos Gonçalves "Juruna", secretário-geral nacional; Geraldino dos Santos Silva, secretário nacional de Relações Sindicais, e Marcio Villalva, secretário nacional adjunto de Relações Sindicais da Força Sindical. Entre convidados, destaque para Altair Garcia, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio Econômicos (DIEESE), que apresentou a palestra sobre "Análise da Conjuntura Nacional e Estadual".
O secretário-geral da Força Sindical, Juruna, afirmou que o encontro teve o objetivo de compor a Central e ter uma visão nacional nas atividades sindicais e na representação dos municípios. "Estamos aqui pra trabalhar unitariamente o fortalecimento da nossa central". O dirigentes ainda defendeu que o movimento sindical deve avançar na luta para aprimorar a regulamentação da terceirização.
Em questão estiveram os reflexos das Medidas Provisórias 664 e 665, que alteram o acesso a benefícios para trabalhadores, aposentados e pensionistas, no seguro-desemprego, pensão por morte, auxílio-doença e abono salarial (PIS).
O presidente licenciado da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, destacou a importância da participação do movimento sindical na política.
Temos que levar nossos representantes sindicais para dentro do parlamento e sermos protagonistas. Central igual a nossa não existe! As outras se omitem ou tomam as posições erradas. A nossa é na defesa dos direitos dos trabalhadores. O nosso lado é ao lado dos trabalhadores e não ao lado de governo", afirmou o sindicalista e vereador em POA.
Na pauta do debate também esteve a negociação entre as centrais sindicais e o relator do Projeto de Lei 4330/04, que admite a terceirização em toda e qualquer atividade, pública e privada, e que vai além das chamadas atividades-meio e revoga norma do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que limita o processo às atividades-fim, permitindo a subcontratação.
O assessor político da Força Sindical e ex-Ministro do Trabalho, Antonio Rogério Magri, palestrou sobre a história do movimento sindical.
Ir para a questão política simples é fundamental para o movimento sindical brasileiro, que ainda é a maior reserva moral desse país. Ele só precisa da capacidade de dizer 'eu não sou coadjuvante'", ressaltou Magri.
O encontro teve diversas manifestações dos sindicalistas filiados acerca dos assuntos em pauta.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.