Plenária Estadual da Força Sindical debate conjuntura política
por Gabriella Oliveira | Em questão estiveram os reflexos das Medidas Provisórias 664 e 665, que alteram o acesso a benefícios para trabalhadores.
Na última quarta-feira (dia 24) aconteceu no Hotel Embaixador, em Porto Alegre, a Plenária Estadual da Força Sindical, com foco na gravidade da conjuntura, nos campos político e econômico, com reflexos na vida dos trabalhadores. O encontro foi promovido entre as direções nacional e estadual da Força Sindical.
A Plenária reuniu sindicalistas gaúchos de diferentes regiões e ramos de atividade, além das presenças de João Carlos Gonçalves "Juruna", secretário-geral nacional; Geraldino dos Santos Silva, secretário nacional de Relações Sindicais, e Marcio Villalva, secretário nacional adjunto de Relações Sindicais da Força Sindical. Entre convidados, destaque para Altair Garcia, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio Econômicos (DIEESE), que apresentou a palestra sobre "Análise da Conjuntura Nacional e Estadual".
O secretário-geral da Força Sindical, Juruna, afirmou que o encontro teve o objetivo de compor a Central e ter uma visão nacional nas atividades sindicais e na representação dos municípios. "Estamos aqui pra trabalhar unitariamente o fortalecimento da nossa central". O dirigentes ainda defendeu que o movimento sindical deve avançar na luta para aprimorar a regulamentação da terceirização.
Em questão estiveram os reflexos das Medidas Provisórias 664 e 665, que alteram o acesso a benefícios para trabalhadores, aposentados e pensionistas, no seguro-desemprego, pensão por morte, auxílio-doença e abono salarial (PIS).
O presidente licenciado da Força Sindical-RS, Clàudio Janta, destacou a importância da participação do movimento sindical na política.
Temos que levar nossos representantes sindicais para dentro do parlamento e sermos protagonistas. Central igual a nossa não existe! As outras se omitem ou tomam as posições erradas. A nossa é na defesa dos direitos dos trabalhadores. O nosso lado é ao lado dos trabalhadores e não ao lado de governo", afirmou o sindicalista e vereador em POA.
Na pauta do debate também esteve a negociação entre as centrais sindicais e o relator do Projeto de Lei 4330/04, que admite a terceirização em toda e qualquer atividade, pública e privada, e que vai além das chamadas atividades-meio e revoga norma do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que limita o processo às atividades-fim, permitindo a subcontratação.
O assessor político da Força Sindical e ex-Ministro do Trabalho, Antonio Rogério Magri, palestrou sobre a história do movimento sindical.
Ir para a questão política simples é fundamental para o movimento sindical brasileiro, que ainda é a maior reserva moral desse país. Ele só precisa da capacidade de dizer 'eu não sou coadjuvante'", ressaltou Magri.
O encontro teve diversas manifestações dos sindicalistas filiados acerca dos assuntos em pauta.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.