Plenária do Sindnapi elege novos coordenadores para gestão do sindicato estadual
por Gabriella Oliveira | Diretor Luis Carlos Barbosa participou representando o Sindec-POA.
Nesta quinta-feira (6/6) o Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi) realizou na sede da Força Sindical-RS uma plenária com o objetivo de compor uma nova estrutura de gestores para o Sindnapi-RS.
O presidente nacional João Batista Inocentini liderou a reunião que também contou com a presença dos seguintes dirigentes sindicais: Claudio Correa, diretor da central; Luis Carlos Barbosa, representando o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA); e Marcos José Bugarelli, diretor nacional.
Dando início à abertura da plenária, Claudio Correa frisou que é necessário fortalecer a entidade para revitalizar e organizar a categoria, a fim de encontrar caminhos para as dificuldades futuras.
Apresentando um panorama nacional sobre as lutas da categoria, o presidente nacional Inocetini comentou o avanço nas negociações com o governo federal ocorrido na última quarta-feira, quando foi possível marcar uma reunião oficial para o dia 3 de julho. Ele ressaltou alguns itens da pauta que serão tratados no encontro.
Vamos levantar a questão da saúde do aposentado e do idoso, propondo um plano de saúde do governo que atenda toda a população. Também queremos propor uma cesta de medicamento de uso continuo para ser distribuído, que custa em torno de 150,00. Outro item é a recomposição do poder de compra e a formação da secretaria nacional dos aposentados, pensionistas e idoso do país" destacou o dirigente nacional.
Uma cooperativa do sindicato também foi ressaltada. A intenção da direção do Sindnapi é oferecer os juros mais baixos do mercado para os seus associados. Os cooperados contarão com todos os serviços bancários: conta corrente, talão de cheques, e cartões de crédito e débito, como também poderão quitar qualquer tipo de fatura na agência.
Em nome da Força Sindical-RS, o presidente Clàudio Janta colocou a central à disposição do Sindnapi-RS nesta parceria por conquistas e avanços para os trabalhadores.
Ao final do encontro, o diretor Marcos chamou os dez nomes indicados pela diretoria nacional para a nova coordenação do sindicato estadual, que foi aprovada por unanimidade. No encontro ficou acordado que periodicamente haverá uma reunião para uma avaliação do trabalho desempenhado pelos coordenadores.
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.