
Sindec percorre o comércio para a categoria votar na pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2025/2026
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
Nesta quinta-feira (6/6) o Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi) realizou na sede da Força Sindical-RS uma plenária com o objetivo de compor uma nova estrutura de gestores para o Sindnapi-RS.
O presidente nacional João Batista Inocentini liderou a reunião que também contou com a presença dos seguintes dirigentes sindicais: Claudio Correa, diretor da central; Luis Carlos Barbosa, representando o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA); e Marcos José Bugarelli, diretor nacional.
Dando início à abertura da plenária, Claudio Correa frisou que é necessário fortalecer a entidade para revitalizar e organizar a categoria, a fim de encontrar caminhos para as dificuldades futuras.
Apresentando um panorama nacional sobre as lutas da categoria, o presidente nacional Inocetini comentou o avanço nas negociações com o governo federal ocorrido na última quarta-feira, quando foi possível marcar uma reunião oficial para o dia 3 de julho. Ele ressaltou alguns itens da pauta que serão tratados no encontro.
Vamos levantar a questão da saúde do aposentado e do idoso, propondo um plano de saúde do governo que atenda toda a população. Também queremos propor uma cesta de medicamento de uso continuo para ser distribuído, que custa em torno de 150,00. Outro item é a recomposição do poder de compra e a formação da secretaria nacional dos aposentados, pensionistas e idoso do país" destacou o dirigente nacional.
Uma cooperativa do sindicato também foi ressaltada. A intenção da direção do Sindnapi é oferecer os juros mais baixos do mercado para os seus associados. Os cooperados contarão com todos os serviços bancários: conta corrente, talão de cheques, e cartões de crédito e débito, como também poderão quitar qualquer tipo de fatura na agência.
Em nome da Força Sindical-RS, o presidente Clàudio Janta colocou a central à disposição do Sindnapi-RS nesta parceria por conquistas e avanços para os trabalhadores.
Ao final do encontro, o diretor Marcos chamou os dez nomes indicados pela diretoria nacional para a nova coordenação do sindicato estadual, que foi aprovada por unanimidade. No encontro ficou acordado que periodicamente haverá uma reunião para uma avaliação do trabalho desempenhado pelos coordenadores.
Confira abaixo os nomes.
Maria Elena Estrazula
Bertoldo Lopes
Lélio Luzardi Falcão
Ondina da Silva Barbosa
Estela da Silva
Eunice da Cunha
Marina Toledo
Luiz Gonzaga Garcia Barbosa
Carlos Alberto Gonçalves Menegassi
Luiz Carlos Garcia da Silva
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.
A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Presidente Nilton Neco participou de gravação para o programa do Portal Mostrando Pra Você.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.