Piratini propõe reajuste de 11,6% do piso regional

O percentual ainda não recupera as perdas salariais ao longo dos anos, de 27,41%, e nem restaura o valor de 28% acima do salário nacional.

O governador Tarso Genro anunciou ontem de tarde, junto com o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, o índice de 11,6% de reajuste do piso regional. Com o percentual, a faixa 1 do mínimo regional fica em R$ 610, a faixa 2 em R$ 624, a faixa 3 em R$ 638 e a faixa 4 em R$ 663. A proposta inicial do Piratini era de 10%.

Antes de anunciar o índice, o governador se reuniu com sindicalistas e empresários.

Embora seja o maior aumento dado pelo governo estadual desde 2001, o percentual ainda não recupera as perdas salariais ao longo dos anos, de 27,41%, e nem restaura o valor de 28% acima do salário nacional, conforme o parâmetro de quando foi criado.

A reivindicação das centrais sindicais é de um reajuste de 17,33% ou o reajuste mínimo de 12,59% este ano - chegando a um ínimo de R$ 615,38 -  e no próximo triênio a fim de que haja recuperação e ganho real.

O projeto do governo será encaminhado para a Assembleia Legislativa na próxima segunda-feira. O governo criará um comissão de negociação entre os trabalhadores e empresários até o final do primeiro semestre deste ano para  definir uma proposta de reajuste do piso para os próximos quatro anos.

O cálculo do índice inclui a inflação medida do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que foi de 4,3% em 10 meses, mais 7,91% de aumento real. Conforme o Dieese, 1,13 milhão de trabalhadores gaúchos devem ser beneficiados pelo reajuste.