Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Percepção atual dos negócios provoca queda na confiança dos empresários gaúchos
por Jousi Quevedo |
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio gaúcho (Icec-RS) apresentou queda de 2,0% em abril (127,5 pontos) frente ao mês de março (130,1 pontos). Na comparação com abril do ano passado, houve queda de 1,4%. Segundo a Fecomércio-RS, que divulga nesta terça-feira (15) o índice no Estado, a queda do indicador foi determinada, predominantemente, pela percepção dos empresários quanto à situação atual, que apresentou decréscimo de 4,7%, chegando a 108,7 pontos.
As expectativas para o futuro permaneceram praticamente estáveis, com diminuição de 0,6%, atingindo 161,8 pontos. O nível de investimentos, por sua vez, teve queda de 1,3%, atingindo 112,1 pontos. Na análise por porte, a piora do Icec-RS foi puxada pelas empresas maiores, com número de funcionários superior a 50, para as quais o índice teve queda de 7,8% em abril, atingindo 146,7 pontos. Para as empresas com até 50 funcionários, a confiança apresentou decréscimo de 1,9%, chegando 127,2 pontos no mês.
Conforme avaliação do presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi, a piora apresentada pelo indicador pode ser considerada moderada. "Isso se deve, em grande parte, à correção de parcela da elevação do mês passado, sendo assim o indicador mantém seu patamar otimista", explicou.
Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, data que celebra o Dia do Comerciário, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) realizou a cerimônia de posse de sua nova diretoria para o quadriênio 2024-2028.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e os sindicatos empresariais do comércio finalizaram com sucesso a campanha salarial, firmando um acordo que assegura avanços importantes para os trabalhadores.
O processo eleitoral ocorreu de forma eletrônica. Pela internet, os comerciários puderam registrar o seu voto desde às 9h do dia 12 até às 18h do dia 14.