Percepção atual dos negócios provoca queda na confiança dos empresários gaúchos

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio gaúcho (Icec-RS) apresentou queda de 2,0% em abril (127,5 pontos) frente ao mês de março (130,1 pontos).  Na comparação com abril do ano passado, houve queda de 1,4%. Segundo a Fecomércio-RS, que divulga nesta terça-feira (15) o índice no Estado, a queda do indicador foi determinada, predominantemente, pela percepção dos empresários quanto à situação atual, que apresentou decréscimo de 4,7%, chegando a 108,7 pontos.

As expectativas para o futuro permaneceram praticamente estáveis, com diminuição de 0,6%, atingindo 161,8 pontos. O nível de investimentos, por sua vez, teve queda de 1,3%, atingindo 112,1 pontos. Na análise por porte, a piora do Icec-RS foi puxada pelas empresas maiores, com número de funcionários superior a 50, para as quais o índice teve queda de 7,8% em abril, atingindo 146,7 pontos. Para as empresas com até 50 funcionários, a confiança apresentou decréscimo de 1,9%, chegando 127,2 pontos no mês.

Conforme avaliação do presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi, a piora apresentada pelo indicador pode ser considerada moderada. “Isso se deve, em grande parte, à correção de parcela da elevação do mês passado, sendo assim o indicador mantém seu patamar otimista”, explicou.

Fonte: Fecomércio