Acontecimentos no mercado que afetam os comerciários.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Percepção atual dos negócios provoca queda na confiança dos empresários gaúchos
por Jousi Quevedo | As expectativas para o futuro permaneceram praticamente estáveis, com diminuição de 0,6%, atingindo 161,8 pontos. O nível de investimentos, por sua vez, teve queda de 1,3%, atingindo 112,1 pontos.
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio gaúcho (Icec-RS) apresentou queda de 2,0% em abril (127,5 pontos) frente ao mês de março (130,1 pontos). Na comparação com abril do ano passado, houve queda de 1,4%. Segundo a Fecomércio-RS, que divulga nesta terça-feira (15) o índice no Estado, a queda do indicador foi determinada, predominantemente, pela percepção dos empresários quanto à situação atual, que apresentou decréscimo de 4,7%, chegando a 108,7 pontos.
As expectativas para o futuro permaneceram praticamente estáveis, com diminuição de 0,6%, atingindo 161,8 pontos. O nível de investimentos, por sua vez, teve queda de 1,3%, atingindo 112,1 pontos. Na análise por porte, a piora do Icec-RS foi puxada pelas empresas maiores, com número de funcionários superior a 50, para as quais o índice teve queda de 7,8% em abril, atingindo 146,7 pontos. Para as empresas com até 50 funcionários, a confiança apresentou decréscimo de 1,9%, chegando 127,2 pontos no mês.
Conforme avaliação do presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi, a piora apresentada pelo indicador pode ser considerada moderada. "Isso se deve, em grande parte, à correção de parcela da elevação do mês passado, sendo assim o indicador mantém seu patamar otimista", explicou.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.