Pelo menos 27 mil gaúchos já caíram na malha fina
Gabriella Oliveira

Entrega do Imposto de Renda termina daqui a 16 dias, e quem caiu nas garras do Leão pode corrigir a declaração enviada.

A pouco mais de duas semanas do fim do mês, prazo para acertar as contas com a Receita Federal, pelo menos 27 mil contribuintes que entregaram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) no Estado já têm alguma irregularidade detectada pelo sistema de cruzamento de informações do fisco. Escapar de suas garras afiadas, no entanto, ainda é possível mesmo para quem já fez a declaração, lembram especialistas e a própria Receita.

— Até o dia 30 de abril, é como se fosse uma pré-malha fina. Em torno de cinco dias após transmitir a declaração, já se pode acessar o site da Receita Federal, identificar se há algum problema e retificar a declaração. Até o dia 30 não há multa sobre o imposto devido — diz Celso Luft, diretor do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Rio Grande do Sul (Sescon).

O ideal é não deixar para a última hora e fazer a declaração o quanto antes, reforça Ademir Gomes de Oliveira, superintendente-adjunto da Receita no Estado. Oliveira ressalta ainda que, até o fim do mês, é possível trocar a opção de modelo — de desconto simplificado para declaração completa, ou vice-versa —, se for interessante para o contribuinte, como na hipótese de localizar um recibo médico esquecido. Após o dia 30, dá para retificar, mas a escolha inicial do modelo tem de ser mantida.

— Quem deixa para a última hora está mais sujeito a ter algum prejuízo — alerta Oliveira.

Para evitar tornar-se mais uma presa do Leão, é preciso prestar atenção a detalhes que costumam enredar contribuintes na malha fina. Um esquecimento comum, lista Oliveira, é deixar de declarar rendimentos de dependentes, como filhos de até 24 anos que estão na universidade, mas ganham por um estágio.

Outra falha corriqueira é esquecer de declarar valores recebidos por serviços eventuais. Às vezes, explica Luft, o contratante apenas deposita o pagamento combinado na conta corrente do prestador, sem enviar o comprovante, e o profissional acaba esquecendo de declarar o rendimento. Nesse caso, é preciso entrar em contato com a empresa e pedir informações, como o CNPJ e o valor pago, salienta Luft. Até o fim da tarde de sexta-feira, a Receita já havia recebido 641,7 mil declarações no Estado. A projeção da indica que serão 1,9 milhão de documentos. No país, 27 milhões de contribuintes devem prestar contas.

Fonte: Zero Hora

Voltar pro topo