por Gabriella Oliveira | Entrega do Imposto de Renda termina daqui a 16 dias, e quem caiu nas garras do Leão pode corrigir a declaração enviada.
A pouco mais de duas semanas do fim do mês, prazo para acertar as contas com a Receita Federal, pelo menos 27 mil contribuintes que entregaram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) no Estado já têm alguma irregularidade detectada pelo sistema de cruzamento de informações do fisco. Escapar de suas garras afiadas, no entanto, ainda é possível mesmo para quem já fez a declaração, lembram especialistas e a própria Receita.
— Até o dia 30 de abril, é como se fosse uma pré-malha fina. Em torno de cinco dias após transmitir a declaração, já se pode acessar o site da Receita Federal, identificar se há algum problema e retificar a declaração. Até o dia 30 não há multa sobre o imposto devido — diz Celso Luft, diretor do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Rio Grande do Sul (Sescon).
O ideal é não deixar para a última hora e fazer a declaração o quanto antes, reforça Ademir Gomes de Oliveira, superintendente-adjunto da Receita no Estado. Oliveira ressalta ainda que, até o fim do mês, é possível trocar a opção de modelo — de desconto simplificado para declaração completa, ou vice-versa —, se for interessante para o contribuinte, como na hipótese de localizar um recibo médico esquecido. Após o dia 30, dá para retificar, mas a escolha inicial do modelo tem de ser mantida.
— Quem deixa para a última hora está mais sujeito a ter algum prejuízo — alerta Oliveira.
Para evitar tornar-se mais uma presa do Leão, é preciso prestar atenção a detalhes que costumam enredar contribuintes na malha fina. Um esquecimento comum, lista Oliveira, é deixar de declarar rendimentos de dependentes, como filhos de até 24 anos que estão na universidade, mas ganham por um estágio.
Outra falha corriqueira é esquecer de declarar valores recebidos por serviços eventuais. Às vezes, explica Luft, o contratante apenas deposita o pagamento combinado na conta corrente do prestador, sem enviar o comprovante, e o profissional acaba esquecendo de declarar o rendimento. Nesse caso, é preciso entrar em contato com a empresa e pedir informações, como o CNPJ e o valor pago, salienta Luft. Até o fim da tarde de sexta-feira, a Receita já havia recebido 641,7 mil declarações no Estado. A projeção da indica que serão 1,9 milhão de documentos. No país, 27 milhões de contribuintes devem prestar contas.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.
Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.