
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

As famílias gaúchas seguraram novas compras parceladas no mês de julho. Apesar dos incentivos de governo em redução em impostos e taxa de juros, o percentual de famílias endividadas apresentou redução, ao cair de 77%, em julho de 2011, para 66,1%, em julho de 2012. Mesmo com a redução do IPI de eletrodomésticos e veículos, que, em geral, são adquiridos a prazo, o ritmo mais lento da atividade econômica, bem como o próprio patamar elevado do endividamento até meados de 2011, contribuem para que o indicador esteja abaixo do nível do ano passado.
Na comparação com o mês anterior, o número de gaúchos endividados teve um pequeno aumento frente a junho (64,7%), puxado pelas famílias com renda superior a 10 salários mínimos. A pequena magnitude do aumento mostra que, apesar dos estímulos ao endividamento, gerados pela redução das taxas de juros, a desaceleração do consumo e a tendência de elevação da inadimplência (contas em atraso) observadas nos últimos meses inibem a formação de novas dívidas.
Conforme a avaliação do presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi, os resultados deste mês sinalizaram a melhora no perfil da relação dos consumidores com o endividamento e inadimplência. "Os últimos meses, associados a outros indicadores, acenderam um sinal amarelo sobre a situação de endividamento das famílias. Em julho, começa a ser apontado um cenário mais benigno para o nível de consumo futuro, confirmando nossas expectativas", destaca De Marchi.
A parcela da renda comprometida com dívidas apresentou leve aumento, passando de 29,5%, em junho, para 30,9%, em julho. Os principais tipos de dívida atualmente são cartão de crédito (78,1%), carnês (29,9%) e crédito pessoal (20,1%). A participação do cheque especial caiu de 14,9% em jun/12 para 11,6% em jul/12.
Fonte: Fecomércio-RS

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).