
Sindec percorre o comércio para a categoria votar na pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2025/2026
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
As famílias gaúchas seguraram novas compras parceladas no mês de julho. Apesar dos incentivos de governo em redução em impostos e taxa de juros, o percentual de famílias endividadas apresentou redução, ao cair de 77%, em julho de 2011, para 66,1%, em julho de 2012. Mesmo com a redução do IPI de eletrodomésticos e veículos, que, em geral, são adquiridos a prazo, o ritmo mais lento da atividade econômica, bem como o próprio patamar elevado do endividamento até meados de 2011, contribuem para que o indicador esteja abaixo do nível do ano passado.
Na comparação com o mês anterior, o número de gaúchos endividados teve um pequeno aumento frente a junho (64,7%), puxado pelas famílias com renda superior a 10 salários mínimos. A pequena magnitude do aumento mostra que, apesar dos estímulos ao endividamento, gerados pela redução das taxas de juros, a desaceleração do consumo e a tendência de elevação da inadimplência (contas em atraso) observadas nos últimos meses inibem a formação de novas dívidas.
Conforme a avaliação do presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi, os resultados deste mês sinalizaram a melhora no perfil da relação dos consumidores com o endividamento e inadimplência. "Os últimos meses, associados a outros indicadores, acenderam um sinal amarelo sobre a situação de endividamento das famílias. Em julho, começa a ser apontado um cenário mais benigno para o nível de consumo futuro, confirmando nossas expectativas", destaca De Marchi.
A parcela da renda comprometida com dívidas apresentou leve aumento, passando de 29,5%, em junho, para 30,9%, em julho. Os principais tipos de dívida atualmente são cartão de crédito (78,1%), carnês (29,9%) e crédito pessoal (20,1%). A participação do cheque especial caiu de 14,9% em jun/12 para 11,6% em jul/12.
Fonte: Fecomércio-RS
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.
A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Presidente Nilton Neco participou de gravação para o programa do Portal Mostrando Pra Você.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.