
Sindec percorre o comércio para a categoria votar na pauta de reivindicação da Campanha Salarial 2025/2026
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
Com as vendas de Páscoa projetadas em quase R$ 85 milhões, a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) estima ter comercializado 9% mais do que o mesmo período do ano passado. Somente durante o feriadão, foram comercializadas 5,7 milhões de caixas de bombons no Estado.
Segundo avaliação do presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, a Páscoa superou as festas de fim de ano e assumiu definitivamente o posto de melhor data comemorativa, em vendas, para o setor. "Confirmando nossas expectativas, a Páscoa deste ano foi dos adultos, que buscaram ovos de maior valor agregado, sobretudo os premium, especiais e trufados e incrementaram sua cesta de compras com pescados, colombas pascais, vinhos e outros produtos", explicou Longo. Explica que 52% dos ovos de chocolate comercializados foram produtos para os adultos, e 48% de ovos para o público infantil.
Nas lojas especializadas também foi contabilizado um bom faturamento. Carolina Kechinski, dona de uma franquia no Shopping Rua da Praia, comemorou o faturamento deste ano e contou que a Quinta-Feira Santa foi o melhor dia de vendas. A administradora Rita Spassim foi uma das clientes que comprou os presentes na véspera. Ela falou que não gosta de chocolates e costuma fugir da comemoração de Páscoa. "Mas não tem como evitar. Preciso presentear duas crianças e aproveitei as promoções de últimos dias", disse.
No comércio lojista, os produtos mais vendidos nesta data foram artigos como calcinha, sutiã e camisetas. "Como alternativa ao chocolate, muita gente optou por comprar presentes de perfumaria e confecção. O valor aproximado do gasto foi de R$ 80,00", calcula o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Gustavo Schifino. De acordo com o dirigente, o Dia das Mães - próxima grande data para o setor - deverá registrar um crescimento de até 8% nas vendas em relação ao ano passado. Roupas, calçados, eletrodomésticos, perfumes, aparelhos celulares, joias, flores, máquina de lavar e bolsas devem figurar entre os itens mais comercializados.
As vendas serão boas, mas ainda é preciso avaliar a questão das importações. Há uma sobretaxa sendo cobrada sobre os artigos têxteis importados - principalmente os compostos de algodão - e também um atraso na liberação desses artigos."
Fonte: Correio do Povo
Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.
A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
Força Sindical-RS denuncia manobras oportunistas para dividir comerciários e reafirma defesa da unidade como condição essencial para a luta coletiva.
A mobilização pelo Plebiscito Popular já está em andamento em Porto Alegre e conta com o apoio dos comerciários da capital.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Presidente Nilton Neco participou de gravação para o programa do Portal Mostrando Pra Você.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na última quarta-feira, 30 de julho, a Fundacentro promoveu o Encontro Nacional de Cipeiros e Cipeiras para o Trabalho Seguro e Saudável.