Mundo sindical.

Navegação principal do site

Para presidente do Sindec-POA, FST 2013 aponta para o diálogo social na proposição de políticas públicas

por |
Reunião na Prefeitura concentra mobilização para organização do Fórum em Porto Alegre.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, participou ontem de reunião com o Secretário de Governança da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Cezar Busatto, sobre a realização do Fórum Social Temático 2013 cujo tema deverá ser "Cidades Sustentáveis".

Neco considera que o evento deve continuar em Porto Alegre, uma cidade vanguarda na discussão de políticas públicas. "O Fórum tem tudo a ver com a cidade, ainda mais a partir do tema que vai abordar em 2013, as cidades sustentáveis. Somos parceiros da Prefeitura na realização desta iniciativa que busca construir políticas públicas pelo diálogo social. E essa deverá ser a tônica dos debates", afirmou Neco.

O presidente da Força Verde e secretário do Meio Ambiente da Força Sindical-RS, Lélio Falcão, acompanhou o encontro, tratando de detalhes da organização com Daniely Votto, assessora para questões internacionais da Secretaria Municipal de Governança.

É de fundamental importância as definições de ações conjuntas para que o Fórum 2013 e os próximos ocorram em Porto Alegre", apontou Lélio Falcão.

Dentre os assuntos tratados, também está o Escritório do Fórum Social Mundial na Usina do Gasômetro, ações de divulgação do FST 2013 e organização do Mundo do Trabalho.

O presidente Nilton Neco afirmou sua colaboração na mobilização de sindicalistas e trabalhadores internacionais para que estejam em Porto Alegre no evento no ano que vem. Como secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, representa os trabalhadores brasileiros em eventos fora do país e é membro do Conselho Administrativo da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O sindicalista destacou que para a cidade é importante que continue como sede do fórum. "Concordamos com o entendimento da Prefeitura de que Porto Alegre marcou e é marcada pelo Fórum Social. As iniciativas populares que nosso município consolidou, como o Orçamento Participativo, destacam o caráter democrático da Capital", disse, defendendo a permanência do evento.

A próxima edição do Fórum Social em Porto Alegre deverá apontar propostas e sugestões para o cotidiano das cidades. "Essa deve ser a linha geral dos debates", explicou Neco.

Com este objetivo é que a mobilização já começou e deverá concentar em janeiro trabalhadores e ativistas de vários países para discutirem, proporem e chegarem a alternativas viáveis para as cidades.

Imagem: Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Notícias

Funcionamento do comércio no final de ano

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre informa que estará de férias coletivas entre os dias 23 de dezembro a 5 de janeiro.

Sindec firma convênio com Universidade La Salle

Firmamos convênio com a UniLaSalle para os cursos de Graduação e Pós na modalidade EAD semi presenciais e/ou online para os associados e demais Comerciários.

Uma antiga luta sindical que retorna ao debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias