Palestras da manhã enfocam caráter técnico na prevenção das LER/DORT
Jousi Quevedo

Tema tratado foi.

O primeiro grupo de palestras da 6ª Semana de Prevenção das LER/DORT enfocou "A visão da área técnica" e contou com três palestrantes na mesa de discussão mediada pelo assessor técnico do Sindec-POA, Osvaldo Oliveira.

O coordenador do projeto Ergonomia da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho, Cláudio Peres, fez um resgate da evolução das atividades de prevenção das doenças ocupacionais. Ele afirmou que o maior trabalho de técnicos dentro das firmas e empresas é implementar uma metodologia de ergonomia e gerar a conscientização no trabalhador de que é necessário cuidar da postura, das movimentações e da saúde de seu corpo no exercício da profissão.

Já o técnico de Segurança do Trabalho do Banrisul, Sérgio Ricardo Arantes, deu seu parecer a partir do trabalho dos profissionais bancários. Ele apresentou um vídeo institucional em que as várias situações de LER/DORT no trabalho podem ser constatadas a partir do posicionamento do trabalhador na hora de realizar as tarefas. O Banrisul, segundo ele, realiza treinamento dos empregados para que evitem sentar de maneira errada ou realizar as tarefas prejudicando a coluna, por exemplo.

Luis Carlos Martins da Silva, técnico de Segurança do Trabalho do Sesi-RS, explicou o conceito de ergonomia. "O nosso trabalho é recomendar soluções de prevenção, levando em consideração a questão social do trabalho e o emprego do trabalhador", afirmou. E completou: "Qualquer melhoria no trabalho reflete em melhor produtividade."

Antes do coffe break e das discussões com a participação da plateia, houve ainda uma atividade coordenada por Clàudia Lucchese, profissional de Educação Física. Todos os participantes realizaram exercícios físicos de alongamento e postura que devem ser feitos diariamente na prevenção de doenças ocupacionais. A atividade leva apenas três minutos e os resultados são para a vida toda.

Voltar pro topo