Palestra do Seminário de Ação e Atualização Sindical aborda motivação e desinibição
por Gabriella Oliveira | A primeira palestra do dia foi com o consultor de marketing pessoal e empresarial Jean Pierre Veiga.
O primeiro dia do Seminário de Ação e Atualização Sindical, nesta quinta-feira (15/8), reuniu diversos dirigentes sindicais das entidades filiadas à Central. O evento é realizado na Colônia de Férias da Federação dos Químicos e Farmacêuticos do Rio Grande do Sul, em Balneário Pinhal e visa realizar estudos sobre ações sindicais e atualização de formas de comunicação dos sindicatos com os trabalhadores e a sociedade.
A primeira palestra do dia foi com o consultor de marketing pessoal e empresarial Jean Pierre Veiga, formado em Administração com ênfase em Gestão Estratégica de Marketing de Varejo, que abordou o tema: dicção, oratória, desinibição e motivação para falar em público.
Com o objetivo de motivar as equipes, impulsionando ideias e ações focando em resultados, o palestrante introduziu sua explanação apresentando alguns itens de soluções e estratégias padrão e personalizadas.
Exemplificando com suas experiências pessoais, Jean sugeriu dicas aos sindicalistas para a vida profissional e pessoal.
A prática é a mãe da competência. Só a prática funciona, mas também é necessário conhecer a natureza humana das pessoas. Todos precisam encontrar o que ama fazer na sua vida e investir nisso", destacou.
Alguns ensinamentos para o trabalho cotidiano dos dirigentes sindicais gerou impacto e motivação no público:
1) "Atitude gera confiança. Competência se desenvolve e tem a ver com habilidade"
2) "Liderança hoje é andar junto, é agregar. É time, e não jogador. Você deve trazer as pessoas para o seu lado!"
Ao finalizar a palestra, os sindicalistas participam de uma atividade e dividiram-se em quatro grupos e cumpriram tarefas demandadas pelo palestrante. O exercício teve a finalidade de desenvolver a dicção e desinibição.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.
Completando 93 anos de história, o Sindec-POA é muito mais do que uma entidade sindical: é uma trincheira de resistência, conquista e solidariedade que, ao longo de quase um século, vem construindo uma trajetória de compromisso com a categoria comerciária e com a sociedade gaúcha.
Diante da prorrogação do início da obrigatoriedade das medidas para proteção da saúde mental no ambiente de trabalho por mais um ano, passando de 2025 para 2026, Clàudio Janta, Secretário-Geral do Sindec-POA, declarou que a decisão não surpreende.
O Sindec-POA ampliou a mobilização em apoio ao Projeto de Lei nº 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB/RS), que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com dois dias consecutivos de descanso remunerado.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.