Pagamento de dívidas cai 4,4% em agosto, diz Boa Vista SCPC
por Gabriella Oliveira | Já em relação a agosto de 2013, o indicador foi 6,2% menor.
O indicador de recuperação de crédito no país, após exclusão dos registros de inadimplência, caiu 4,4% em agosto, em comparação com julho, segundo a Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Já em relação a agosto de 2013, o indicador foi 6,2% menor. No acumulado do ano contra o mesmo período de 2013 (janeiro a agosto), a queda foi de 2,5%.
Pelo valor acumulado em 12 meses (setembro de 2013 a agosto de 2014 contra setembro de 2012 a agosto de 2013), a variação é a menor da série histórica, iniciada em janeiro de 2005, com recuo de 0,9%.
De acordo com a Boa Vista SCPC, a tendência de desaceleração do indicador de recuperação de crédito intensificou-se nos últimos meses, condizente com desaquecimento do mercado de trabalho, queda recente da taxa de inadimplência e menor concessão de crédito. A entidade espera uma queda de até 3% no resultado do ano.
Na comparação com julho, houve queda em todas as regiões do país. No Centro-Oeste, a queda foi mais intensa, de 5,2%, seguida do Sul e Sudeste, que registraram quedas de 4,8% e 4,4%, respectivamente. Norte e Nordeste diminuíram 2,7% e 3,9%, respectivamente, no período.
De janeiro a agosto, a região Sudeste é a principal responsável pela queda do índice, de 4,8%. As regiões Norte e Nordeste também apresentam queda de 2,9% e 1,8%, respectivamente. Já as regiões Sul e Centro-Oeste tiveram aumento de 3,1% e 3,5%, respectivamente.
A recuperação de crédito no setor varejista também mostrou queda generalizada na comparação mensal: Sul (-8,3%), Sudeste (-7,5%), Nordeste (-4,8%), Centro-Oeste (-4,1%) e Norte (-2,4%).
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.
Na manhã desta terça-feira (02), dirigentes das centrais sindicais marcaram presença no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em uma ação conjunta para pressionar os deputados federais em defesa de pautas urgentes da classe trabalhadora.
A Campanha Salarial 2025/26 foi oficialmente iniciada na noite da última quinta-feira (28), durante Assembleia Geral, ocorrida de forma híbrida; na sede do sindicato e online através da plataforma digital ZOOM.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre convoca os comerciários e comerciárias para a primeira Assembleia da Campanha Salarial 2025/26, que ocorrerá em formato híbrido no dia 28 de agosto (quinta-feira), às 19h.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.