
Sindec-POA conquista aumento real e amplia direitos em meio a anos de superação da categoria
O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

A apresentação do site que contém a plataforma de dados sobre emprego e renda foi realizada pela supervisora dos observatórios do Dieese, Ângela Schwengber, através do site http://geo.dieese.org.br/poa/, que hospeda as informações, tabelas e mapas da situação do emprego do Município, além de dados referentes ao trabalhador, aos negócios locais e à qualificação profissional.
As informações fornecidas no site envolvem a RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) com dados fornecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego, entre outras fontes, além da consideração de observações sobre bases como família ocupacional, seguro desemprego, perfil de territórios, faixa etária, nichos e segmentos e localização em bairros.
A base de dados focada nos bairros de Porto Alegre é a grande novidade entre os agora oito observatórios disponibilizados em sites pelo Dieese. "A informação destes territórios menores é muito interessante, porque gera uma compreensão mais próxima da realidade de cada região", explicou Ângela.
Neste sentido, os "corredores da Copa" também fornecerão dados mais precisos sobre os impactos dos investimentos para a Copa do Mundo de 2014. "A Prefeitura de Porto Alegre e o Sebrae contam com uma regionalização específica sobre um agrupamento de bairros onde serão os principais empreendimentos em relação à Copa", detalhou. Um recorte territorial destas regiões esmiúça o mercado de trabalho e políticas públicas nestes espaços, segundo a economista.
Os dados vão ajudar a gestão pública, os empreendedores, o movimento sindical a acompanhar ao longo do tempo o que está acontecendo e os impactos no Mundo do Trabalho", destacou.
Texto: Josemari Quevedo
Imagens: Cintia Rodrigues

O Sindec-POA encerrou a Campanha Salarial 2025 com um dos maiores aumentos reais do país e avançando em conquistas sociais históricas.

Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.

Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”

A proposta apresentada é inaceitável: além de oferecer um reajuste abaixo do merecido, ainda quer empurrar o pagamento para janeiro do ano que vem.

O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.

A fiscalização do Sindec-POA trabalhou no feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, para defender os direitos dos comerciários.

Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.

Os comerciários e comerciárias de Porto Alegre participaram da assembleia que deu início à Campanha Salarial 2025/2026.

A Fiscalização do Sindec registrou o total de 80 empresas atuando de forma irregular no feriado de Independência (07/09).