Matérias trabalhistas de interesse da categoria comerciária.

Navegação principal do site

Observatório do Trabalho de Porto Alegre nasceu com o dedo do trabalhador

por |
Presidente do Sindec colaborou com o projeto.

A parceira inédita entre prefeitura de Porto Alegre, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que viabilizou o Observatório do Trabalho (OT) - o mais novo instrumento de geração de dados sobre o mercado de trabalho da Capital – foi vista por Nilton Neco, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec) e secretário de Relações Internacionais da central, com o olhar diferente dos demais.

O sindicalista lembra que foi procurado pelo coordenador do Dieese gaúcho, Ricardo Franzoi, que lhe apresentou a idéia, prontamente assumida por ele a ponto de leva-la ao então prefeito José Fogaça. Na época, 2009, José Fortunati era vice-prefeito e testemunhou a gestação do processo. O sistema de georreferência – indicado por Franzoi - é um conjunto de referências ou coordenadas geográficas (latitude, longitude e altitude) que permitem definir a localização exata de qualquer ponto da superfície terrestre, o que poderia ser adaptado para um serviço de busca na área do trabalho.

O lançamento do site ocorreu dia 28/06, no Paço Municipal, com a presença do prefeito José Fortunati; do secretário municipal do Trabalho e Emprego, Pompeo de Mattos; do titular da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/RS), Cláudio Corrêa; do diretor-superintendente do Sebrae/RS, Léo Hainzenreder; do coordenador de Estudos e Desenvolvimento do Dieese, Ademir Figueiredo, e representantes de entidades patronais, centrais sindicais e do chamado Mundo do Trabalho.

Ligado ao portal da prefeitura, o site do Observatório do Trabalho disponibilizará informações detalhadas sobre a ocupação de vagas de trabalho no mercado da cidade, através do emprego de tecnologia de georreferenciamento das vagas e empresas em atividade, o que permitirá segmentar as pesquisas de perfis profissionais por faixa etária, grau de qualificação e localização por bairro.

EMPREGO QUALIFICADO - José Fortunati declarou que o Observatório sedimenta os esforços feitos para atender o interesse das pessoas que mais precisam do serviço público e para este a possibilidade de investir o dinheiro do contribuinte em ações embasadas em dados confiáveis "para a ampliação do acesso ao emprego qualificado e a melhores salários para os trabalhadores", falou. Afirmando que "a tecnologia não é neutra", o chefe do executivo municipal disse que a informática existe para mudar a relação entre o poder público e a sociedade.

O secretário Pompeo de Mattos ressaltou que, embora não seja novidade no Brasil - pois já existem oito em atividade - o OT de Porto Alegre é o único do estado e se habilita par "fazer uma leitura clara do mapa do emprego formal na Capital". Foi que demonstrou a supervisora dos Observatórios do Trabalho, Angela Maria Schwengber, do Dieese, ao fazer a apresentação do site e relevar a possibilidade de obter perfis profissionais da base territorial a partir dos bairros e não de regiões administrativas. Ainda – assinalou – é possível obter números absolutos e percentuais, "que geram múltiplas alternativas", como identificação de atividades predominantes em determinada região.

Também do Dieese, Ademir Figueiredo, coordenador de Estados e Desenvolvimento, ressaltou a questão da qualidade da pesquisa, ao comentar a condição de site especializado no assunto. Para ele, o Observatório do Trabalho vai democratizar a informação para gestores, estudantes, pesquisadores e atores do universo que gira em torno do mundo do trabalho. Figueiredo, que acompanhou a gestão do OT de Porto Alegre, desde o começo, em 2010, comentou que a finalidade do instrumento é de acumular dados que servirão como "aporte de conhecimento", citando como pioneiros da iniciativa Nilton Neco, que também é secretário nacional de Relações Internacionais da Força Sindical e conselheiro da Organização Internacional do Trabalho (OIT), e Maria Helena de Oliveira, ambos integrante da direção sindical do Dieese, como pioneiros da iniciativa.

Léo Hainzenreder, do Sebrae/RS, manifestou a satisfação de entregar ao público o resultado do trabalho iniciado há dois anos e que "permite o direcionamento de iniciativas e oferece opções diversificadas de pesquisa". Falando que o site vai propiciar que se tenha informação ao invés de presunção de dados, o diretor superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do estado recorreu ao dito popular que afirma que "contra fatos não há argumento", classificando o ato como "um marco no uso da tabulação em proveito da informação de qualidade".

Fonte: Ilha da Notícia

Notícias

Uma Antiga Luta Sindical que Retorna ao Debate

Nos últimos dias, o debate sobre o fim da escala de trabalho 6x1 e a possibilidade de um modelo mais humanizado, com três dias de folga por semana, voltou ao centro das discussões. Esse é um tema que o Sindec-POA apoia e luta há décadas para que se torne realidade, não só pela sua importância social, mas por representar um avanço concreto nas condições de vida dos trabalhadores.

Sindec firma convênio com Colégio Método para EJA

Com objetivo de oferecer à categoria comerciária, ferramentas de que possam completar e acelerar sua jornada de ensino e formação profissional, recentemente firmamos convênio com o Colégio Método para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) ensino Fundamental e Médio.

Carregando as notícias