Verificações do cumprimento dos acordos coletivos.
Navegação principal do site
Logotipo do sindicato
Obra irregular no Hipo Fábricas deixa comerciários expostos a riscos
por Régis Araújo | Sindec fiscalizou o local e está tomando providências em prol da saúde e segurança dos trabalhadores.
Nesta quarta-feira (01) o Sindec foi averiguar uma denúncia no Hipo Fábricas, que segue funcionando após liminar obtida na justiça pelos lojistas. Ao chegar ao local o setor de Fiscalização e Segurança e Medicina do Trabalho deparou-se com uma obra irregular, sem nenhum tipo de isolamento.
Trabalhadores sem EPI cortando e soldando ferro, com ruído ultrapassando 85 dB. Além disso, o cheiro da solda infestou o ambiente fechado, fazendo com que alguns comerciários passassem mal. O Sindec também verificou risco de acidente nas escadas, fiação de máquinas expostas, escadas rolantes desligadas e banheiros sem condições de uso em péssimas condições de higiene.
Os responsáveis pela obra são os proprietários do prédio. A reforma está sendo feita de forma irregular deixando trabalhadores e lojistas expostos a riscos de acidente e até mesmo incêndio. O Sindec deixou um termo de ocorrência no local e vai encaminhar a denúncia à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE/RS.
O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
Nos últimos meses, temos acompanhado um crescente debate sobre a jornada de trabalho no Brasil. Movimentos sociais surgiram e ganharam força nas redes sociais, defendendo diferentes propostas para reduzir a carga horária dos trabalhadores. No entanto, é preciso ter clareza sobre o que realmente é viável e pode ser aprovado no Congresso Nacional.
O RS registrou 37 mil afastamentos do trabalho por transtornos mentais em 2024, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Depressão e ansiedade lideram as licenças médicas, somando 18 mil afastamentos – um aumento de 68% em relação ao ano anterior.
Na manhã desta sexta-feira, o Sindec recebeu a visita da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) para discutir o Projeto de Lei 67/2025, de sua autoria, que propõe a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e garante dois dias consecutivos de descanso remunerado para os trabalhadores brasileiros.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec POA) tomou a iniciativa de mobilizar os trabalhadores e a sociedade em torno de uma importante pauta: a redução da jornada de trabalho e a ampliação do descanso semanal.
Fechamos uma parceria especial com o Instituto Técnico de Educação Porto Alegre - FATEPA, garantindo 20% de desconto nas mensalidades de diversos cursos técnicos.
O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA) convida todos os comerciários a se unirem em mais uma grande mobilização em defesa de melhores condições de trabalho.