Acordo do Sindec garante reajuste salarial e novos benefícios para trabalhadores de concessionárias
por Gabriella Oliveira | O Sindicato dos Comerciários fechou um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) vigente, garantindo reajuste salarial e melhorias para os trabalhadores do setor de concessionárias.
O documento, firmado após negociação com o SINCODIV, estabelece aumento de 5,20% nos salários – acima da inflação de 4,87% – e reajuste de 6,67% nos pisos salariais. Além disso, foi mantida a vigência da CCT até 28 de fevereiro de 2026.
Avanços. Destaca-se a concessão de um quinquênio de 5% sobre o salário para empregados que completarem cinco anos na mesma empresa. Também foi criado um auxílio estudante, equivalente a um piso salarial, a ser pago em duas parcelas – a primeira em junho de 2025 e a segunda em dezembro do mesmo ano. Além disso, o SINDEC deve obrigatoriamente acompanhar rescisões de contratos de trabalho com mais de 365 dias para garantir a validade do ato.
Feriados. O acordo ainda reforça a proibição do trabalho em feriados nacionais, estaduais e municipais, incluindo a terça-feira de Carnaval e dias de eleições. O trabalho aos domingos também está vedado, com exceção de datas específicas ligadas à Expointer e às vendas de fim de ano. Atividades em eventos externos, como feiras e exposições, podem ocorrer até duas vezes por mês. Também foram mantidos benefícios como o Dia do Comerciário, auxílio-creche, plano odontológico e quebra de caixa.
Os reajustes salariais definidos na negociação começam a valer a partir de 1º de março de 2025, tendo como base os valores praticados em março de 2024. A revisão dos pisos e salários estava prevista na CCT original e foi confirmada no novo termo aditivo, consolidando melhorias para a categoria.
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.
Nilton Neco, presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical Brasil, está em Beijing participando do Seminário Internacional China-Brasil, a convite da ACFTU - Central Sindical dos Trabalhadores da China.