Neco representa a Força Sindical em evento sobre a experiência espanhola na contrarreforma trabalhista
por Gabriella Oliveira | O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O encontro contou com a presença da sindicalista espanhola Cristina Faciaben, representante da Confederação Sindical das Comissões Obreras (CCOO), além de lideranças sindicais e autoridades do mundo do trabalho no estado.
Faciaben ressaltou que a reforma espanhola se baseou no fortalecimento da negociação coletiva e a valorização dos contratos de trabalho estáveis, com a redução significativa da contratação temporária. Segundo ela, essas mudanças resultaram em avanços importantes para os trabalhadores e para a recuperação da economia espanhola.
Nosso objetivo foi reverter os retrocessos provocados por reformas anteriores e garantir condições mais justas para os trabalhadores. A negociação coletiva voltou a ser o instrumento central na definição de direitos e deveres, o que trouxe mais equilíbrio às relações de trabalho" afirmou Cristina.
É fundamental que o Brasil acompanhe essas transformações e promova o debate qualificado com base em exemplos que colocam os direitos trabalhistas no centro da agenda de desenvolvimento” afirmou Neco.
A coletiva antecede o seminário internacional promovido pelo SENGE-RS, que ocorre nesta quinta-feira (8), em Porto Alegre, com o tema “Movimento Sindical: Diálogos e Interações entre União Europeia, Espanha e Brasil”. Além de Faciaben e Neco, participarão nomes como a desembargadora federal do trabalho Brígida Barcellos e o coordenador do Fórum das Centrais Sindicais, Clemente Ganz Lúcio.
Nesta segunda-feira (4), Porto Alegre foi palco de um importante ato em defesa da classe trabalhadora, reunindo lideranças políticas e sindicais no debate sobre pautas urgentes para o país.
Na manhã de quinta (24), a sede do sindicato foi palco do lançamento oficial da campanha do Plebiscito Popular 2025 promovido pela Força Sindical do Rio Grande do Sul.
O sindicato acaba de lançar seu novo aplicativo oficial, uma ferramenta moderna que coloca as principais informações, serviços e novidades na palma da mão dos trabalhadores.
Na tarde desta segunda, 7 de julho, o Sindec deu mais um passo importante na luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, com a entrega de 10.249 assinaturas do abaixo-assinado em apoio ao PL 67/2025, de autoria da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS).
Com o compromisso constante de aprimorar a atuação em defesa dos comerciários de Porto Alegre, o Sindec iniciou nesta terça-feira (1) o curso de capacitação "Expert em Cálculo e Rotinas Trabalhistas", voltado aos diretores e funcionários da área de Fiscalização do sindicato.
Na última quinta-feira (26) a categoria aprovou por unanimidade a prestação de contas do exercício 2024 e o parecer do Conselho Fiscal do Sindec-POA durante Assembleia realizada de forma híbrida, presencial e virtual.