Neco representa a Força Sindical em evento sobre a experiência espanhola na contrarreforma trabalhista
por Gabriella Oliveira | O dirigente da Força Sindical e presidente do Sindec-POA, Nilton Neco, participou nesta quarta-feira (7) da coletiva de imprensa realizada no Sindicato dos Engenheiros do RS (SENGE-RS), que apresentou os principais resultados da contrarreforma trabalhista implementada na Espanha.
O encontro contou com a presença da sindicalista espanhola Cristina Faciaben, representante da Confederação Sindical das Comissões Obreras (CCOO), além de lideranças sindicais e autoridades do mundo do trabalho no estado.
Faciaben ressaltou que a reforma espanhola se baseou no fortalecimento da negociação coletiva e a valorização dos contratos de trabalho estáveis, com a redução significativa da contratação temporária. Segundo ela, essas mudanças resultaram em avanços importantes para os trabalhadores e para a recuperação da economia espanhola.
Nosso objetivo foi reverter os retrocessos provocados por reformas anteriores e garantir condições mais justas para os trabalhadores. A negociação coletiva voltou a ser o instrumento central na definição de direitos e deveres, o que trouxe mais equilíbrio às relações de trabalho" afirmou Cristina.
É fundamental que o Brasil acompanhe essas transformações e promova o debate qualificado com base em exemplos que colocam os direitos trabalhistas no centro da agenda de desenvolvimento” afirmou Neco.
A coletiva antecede o seminário internacional promovido pelo SENGE-RS, que ocorre nesta quinta-feira (8), em Porto Alegre, com o tema “Movimento Sindical: Diálogos e Interações entre União Europeia, Espanha e Brasil”. Além de Faciaben e Neco, participarão nomes como a desembargadora federal do trabalho Brígida Barcellos e o coordenador do Fórum das Centrais Sindicais, Clemente Ganz Lúcio.
Ataques aos sindicatos são sempre inerentes à economia de mercado. É importante destacar que eles são mais intensos nos momentos de avanço do liberalismo e do neoliberalismo – pós-década de 1970 – impulsionados pela direita ou extrema direita, o que mostra a dimensão política desse movimento. Na história do Brasil, esse movimento se repetiu algumas vezes:
O Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre – Sindec-POA vem a público esclarecer informações equivocadas que têm circulado acerca do recente julgamento dos segundos embargos de declaração do Tema 935 do Supremo Tribunal Federal, concluído em 25/11/2025.
Após as enchentes que reduziram linhas e horários de ônibus, comerciários de Porto Alegre enfrentam ainda mais dificuldades para voltar para casa, sobretudo no fim de ano. O sindicato lançou um abaixo-assinado pedindo reforço no transporte público.
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), o projeto de Lei (PL) 3935/2008 que aumenta de maneira gradual a licença paternidade até 20 dias.
Em celebração ao Dia do Comerciário, o SINDEC Porto Alegre lança uma nova campanha institucional que traduz o sentimento e a luta da categoria: “Mais tempo para viver. Mais força para trabalhar.”
O presidente do Sindec-POA e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, representou o presidente nacional da Central, Miguel Torres, na 36ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades do Trabalho do Mercosul.